domingo, 16 de junho de 2024

Notícias

Brasil tem mais temporais hoje

Tags: agricultura familiar, agroindustria, agronegócio, clima

A grande disponibilidade de umidade e de ar quente sobre o Brasil facilita a formação de nuvens carregadas em todas as regiões do país. Uma área de baixa pressão atmosférica ajuda a formar áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil e também em Mato Grosso do Sul. A zona de convergência intertropical colabora para aumentar as condições para chuva no extremo norte do Brasil. Já a circulação dos ventos, em vários níveis atmosféricos, sobre América do Sul também facilita a formação das áreas de instabilidade .

Região Sul

O ar quente e úmido que está espalhado por todo o Brasil e a presença de uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai formam nuvens carregadas sobre a Região Sul do Brasil. A previsão é de que o sol apareça ao longo do dia em todos os estados e as temperaturas vão permanecer altas durante a tarde. A nebulosidade aumenta ao longo do dia e as pancadas de chuva com raios são esperadas para a tarde e à noite em praticamente toda a Região. Na fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai, a previsão é de pancadas de chuva a qualquer hora, inclusive pela manhã. Mais uma vez, Porto Alegre deve ser a capital mais quente do país nesta quinta-feira, com previsão de 35°C à tarde.

Região Sudeste

Nuvens carregadas crescem no decorrer desta quinta-feira em todos os estados da Região Sudeste por causa da grande disponibilidade de ar quente úmido e do relevo local. A maioria dessas pancadas de chuva vão acontecer à tarde e à noite. Há condições para chuva forte e raios no decorrer do dia em todos os estados. Os estados de São Paulo e Minas Gerais têm maior chance de ter chuva na madrugada e também pela manhã.

Região Centro-Oeste

Nuvens carregadas crescem sobre toda a Região Centro-Oeste, com o predomínio de ar quente e úmido. As pancadas de chuva devem ocorrer preferencialmente à tarde e à noite. Em toda região, há risco de raios e de chuva moderada a forte. Ao longo do dia ocorrem períodos com sol entre muitas nuvens.

Região Norte

Áreas de instabilidade permanecem sobre toda a Região Norte do Brasil. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ajuda a aumentar as condições para chuva no norte da Região. Todo o Norte do Brasil tem grande quantidade de nuvens e pancadas de chuva com raios ocorrem a qualquer hora do dia, intercaladas com períodos com o sol. Há risco de chuva moderada a forte em toda a Região.

Região Nordeste

Nuvens carregadas também se formam sobre o Nordeste do Brasil e provocam pancadas de chuva sobre quase toda a Região. O tempo fica firme, com sol o dia todo, apenas no interior de Sergipe, de Alagoas, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e no Agreste de Pernambuco. Pancadas de chuva com raios ocorrem no interior da Bahia, no Maranhão, no Piauí, no Ceará, e no sertão de Pernambuco. As demais áreas podem ter chuva a qualquer hora, mas sem raios.

Alertas meteorológicos para 12/01/2023 -quinta-feira

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio De Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza

Alerta para temporais em São Paulo (exceto no sul do estado), no Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo, em Minas Gerais, no sul e sudeste de Goiás, sul, sudeste e noroeste de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul (exceto no extremo sul do estado), Rondônia (Exceto na fronteira com a Bolívia), Amazonas (exceto no leste do estado), norte e litoral do Amapá, região da ilha de Marajó e de Belém, sudoeste da Bahia

Não há nenhum tipo de alerta de chuva para o norte do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina, sul do Paraná, norte/nordeste e litoral norte da Bahia (inclui Salvador) Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, centro-leste do Ceará.

As demais áreas do país que não estão em alerta, ficam em atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes fortes.

Fonte: Climatempo

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário