domingo, 22 de setembro de 2024

Agronegócio

PIB da agropecuária é de apenas 0,1% em 2018

Praticamente estagnado, o Produto Interno Bruto da Agropecuária cravou apenas 0,1% em 2018. Para ter uma ideia dessa situação, o índice de 2017 tinha subido 12,5%. Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O futuro para o setor é ainda mais incerto já que uma trégua na guerra comercial entre China e Estados Unidos pode provocar perdas bilionárias, principalmente para a soja brasileira. O clima também é outra ameaça que está no ar para a produção nacional.

O PIB brasileiro, no geral, cresceu minguados 1,1% em 2018. Analistas enxergam pela frente uma tragédia econômica e social para o país se não acontecer algo de novo positivamente.

Pior que a agropecuária e o setor de serviços, que apresentaram variações de 0,2%, a indústria brasileira recuou 03%.

De acordo com dados do IBGE, após o crescimento recorde de 2017, a agropecuária teve variação de 0,1% em 2018, decorrente, principalmente, do desempenho da agricultura, com destaque para o café (29,4%), algodão (28,4%), trigo (25,1%) e soja (2,5%). Por outro lado, houve quedas em lavouras como a do milho (-18,3%), laranja (-10,7%), arroz (-5,8%) e cana (-2,0%).

Órgãos públicos, como IBGE e Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), e consultorias privadas ainda reavaliam os estragos do clima sobre a safra atual.

O setor terá que torcer para que o clima não prejudique ainda mais a agricultura, que está com lavouras de soja, arroz e milho verão no campo.

O futuro incerto à frente está preocupando também o governo Jair Bolsonaro por causa da perspectiva de perdas bilionários para a agricultura com a crescente possibilidade de trégua comercial entre EUA e China.

Na terça-feira (26), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, se reuniu com o presidente para informá-lo de que os produtores de soja podem ser os maiores prejudicados se as duas potências internacional suspenderem a guerra tarifária.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário