quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Agroecologia

Curso de Saf Invertido

Produzir alimentos em área de floresta sem desmatar, o chamado sistema de agrofloresta SAF invertido, é o curso que acontece de 23 a 24 de maio, na Chácara Pacha Mama Agroecologia, no Condomínio Itaúna, Estrada do Limoeiro, em Ibiporã (PR).

Durante dois dias, os participantes terão a oportunidade de entrar numa floresta e fazer o manejo seletivo de espécies, liberando espaço para entrada de luz no sistema. Serão introduzidas na área várias frutas como açaí, mamão, limão e cafés, além de taioba e raízes, a exemplo do gengibre, açafrão e batata doce.

O curso ensinará a produzir sem a utilização de insumos de fora, totalmente voltado para os recursos que a mata oferece e nos ciclos de vida de cada planta. Além disso,  inclui um passeio sensorial pelo horto de coleção de aromáticas e medicinais.

O curso será desenvolvido em uma área existente na propriedade  remanescente de floresta derrubada a mais de  meio século, onde aflora basalto.  O entorno era todo pasto degradado. Hoje vem sendo transformado em agrofloresta.

A ideia é unificar as áreas, agrofloresta nova e a antiga mata tornando-a produtiva e trazendo vida novamente através do manejo consciente. Nela o proprietário Onaur Ruano vem implantando produção de mel de abelha jataí, shitakes e café. Além disso, a Pacha Mama é referência em produção de plantas medicinais, aromáticas condimentares.

O curso é coordenado e ministrado por Eduardo Carriça. Formado em Design Gráfico e especialista em Gestão Estratégica de Design, trabalhou com produção de projetos, ilustrações e infográficos para livros didáticos durante sete anos com material publicado em editoras como Abril Educação, FTD e LeYa. Carriça se apaixonou pela agricultura em 2014, quando a esposa, Gabriela, iniciou os trabalhos com produção orgânica na Terra Planta. Desde lá, fez cursos de Bioconstrução com Cobi Shalev e Agrofloresta com Juã Pereira, Nat Muguet, Namastê Messerschmidt, Dayane e Felipe (Life in Syntropy) e Ernst Gotsch. Em 2016, fincou os pés na Terra Planta, transformando toda a produção em Sistemas Agroflorestais, aumentando a área em 3 vezes o tamanho e 10 vezes a produtividade. É Integrante do MAIS (Movimentos de Agroflorestores e Inclusão Sintrópica). A  Terra Planta é uma das 20 salas de aulas do MAIS pelo Brasil.

O curso também será ministrado por Onaur Ruano que, além de engenheiro agrônomo, foi pesquisador do IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná) durante 30 anos, tendo presidido a instituição. Foi Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Secretário Nacional de Agricultura Familiar no Governo Federal, durante os mandatos Lula e Dilma, e o primeiro secretário-executivo na implantação da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional. Desde 2016 é agricultor agroecológico, trabalhando com plantas aromáticas, condimentares, medicinais e PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), certificado pela Rede Ecovida de Agroecologia.

 

Realização: Pacha Mama Agroecologia e Terra Planta

Investimento: R$ 300,00

Inscrição

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário