quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Agronegócio

Belasafra apresenta novas tecnologias para a soja

Belasafra
Tags: agricultura familiar, agronegócio, grãos, soja

A terceira geração de biotecnologia em soja, liberada para comercialização por todos os órgãos oficiais brasileiros e mundiais, na última sexta-feira, dia 22 de janeiro, já pode ser conhecida nos campos experimentais do Belasafra (rodovia PR-445, km 92), evento realizado pela Belagrícola até a próxima sexta-feira, dia 29. Trata-se da Xtend Intacta 2, que, além de elevar o patamar de produtividade, apresenta maior proteção contra as lagartas da cultura da soja e também possui tolerância aos herbicidas dicamba e glifosato, facilitando o manejo de plantas daninhas como buva, caruru, corda-de-viola.

[adrotate banner=”5″]
A tecnologia Xtend Intacta 2 pode ser conferida, no Belasafra, nas sementes da Soytech, Monsoy e Brasmax. “Já esperávamos que seria liberada essa tecnologia e pensando nisso já colocamos aqui no evento e estamos produzindo a semente na Bela Sementes. Caso a tecnologia não fosse liberada teríamos que jogar as sementes fora”, observa Daniel Serrarens, gerente de difusão da sementes belagricola.
Ele comenta que, “antigamente, vários havia herbicidas, cada um para um tipo de planta daninha. Quando entrou a soja RR facilitou para o produtor e agora, com a plataforma Intacta 2 introduziu-se mais proteínas que combatem lagartas que o Intacta 1 não combatia, como a helicoverpa, que já causou muitos danos às lavouras, não só de soja”, comenta Serrarens. A tecnologia trouxe, portanto, mais tolerância a insetos e ao herbicida glifosato e outros, contribuindo com o manejo e, consequentemente, proporcionando maior produtividade.
Serrarens destaca que o investimento em tecnologia propicia o lançamento de dezenas de variedades de soja todos os anos – só ano passado foram 240 – e isso dificulta a vida do produtor. Com essa nova tecnologia lançada agora, serão muitas outras variedades. “Nosso papel, é tentar ajudar o produtor na escolha dos cultivares que ele vai usar de acordo com a realidade da propriedade, resultando em mais produtividade”, comenta.
Acelera – Além dos produtos das parceiras, a Belagrícola também está apresentando como novidade a semente de soja Acelera, em desenvolvimento há três anos na sementes Belagrícola. A variedade mescla variedades consagradas com novas, focando na planta de soja e na produtividade.
A semente Acelera é uma planta de ciclo intermediário e que tem como principais características o potencial de produtividade à altura dos que estão sendo plantados no mercado para cima e, o segundo item que mais impacta, é a estabilidade.

Leia também:

BelaSafra começa dia 26 de janeiro 100% digital – Conexão Agro (conexaoagro.com.br)

[adrotate banner=”3″]

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário