segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Notícias

Comercialização da safra pode gerar dúvidas entre produtores e recebedoras de grãos

Tags: grãos, medidores de umidade, safra

A colheita da soja entra na reta final e a comercialização da safra sempre gera desafios e dúvidas entre agricultores e compradores do grão. Quanto mais puros são os grãos, maior é o valor do lote, mas é preciso ter conhecimento para saber se os descontos e o preço pago são devidamente os corretos.
Dentre os critérios avaliados em uma classificação de grãos o grau de umidade é um dos fatores mais importantes, afetando o valor final do produto.
Para sanar as dúvidas do produtor rural, é importante contar com bons equipamentos e instrumentos necessários para a aferição. Os equipamentos digitais têm esta função de determinar quantidade de água presente na massa dos grãos, além de garantir medições mais precisas e seguras.
No caso da soja, o teor de umidade deve ficar entre 12% e 14%, segundo normas oficiais aprovadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Quando há excesso de umidade os prejuízos são certos e o lucro menor. As tradings, cooperativas entre outras recebedoras de grãos praticam descontos caso fique constatada a umidade acima dos padrões.
Para identificar o grau de umidade de grãos, o modelo 999 ESI fabricado pela LocSolution, detentora da marca Motomco, vem sendo bastante utilizado pelas recebedoras de grãos. Em poucos segundos, o aparelho oferece o resultado, proporcionando maior agilidade ao processo.


O medidor de umidade 999 ESI foi o primeiro equipamento totalmente automático aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Possui software interativo, de fácil utilização, mesmo ao usuário que nunca tenha operado o aparelho. Entre as principais características, o 999 ESI mostra resultados de umidade, temperatura, PH (produtos de inverno) e densidade (demais produtos), além de 90 curvas de produtos in natura e subprodutos
Para garantir medições mais precisas e seguras, além de proteger a atividade comercial e evitar prejuízos, todos os medidores de grãos utilizados em transações comerciais precisam estar homologados pelo Inmetro.

Leia Também: 

Produção de biogás e biometano é bom negócio para produtores rurais

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário