quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Agricultura Familiar

Agricultores londrinenses farão visita técnica em propriedades mineiras

Produtores de Londrina e região, que estão participando da implantação do polo frutícola de Londrina, farão uma visita técnica em Andradas, município na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas Gerais, tradicional região produtora de frutas vermelhas. A ideia é conhecer várias propriedades que produzem frutas como mirtilo, framboesa, amora, morango para cultivar na região de Londrina.

Os produtores vão à procura de conhecimento técnico sobre a adaptação das variedades. “Vamos no período do plantio para vermos como é realizado”, diz o produtor Eduardo Rubiano, acrescentando que a viagem deverá ser realizada na primeira quinzena de junho. Ele é um dos organizadores do polo frutícola, que tem o apoio do Sindicato Rural Patronal de Londrina (SRPL).

O sindicato rural encampou o projeto da implantação do polo frutícola por entender que será mais uma nova opção de renda ao pequeno produtor. De acordo com o presidente do SRPL, Narciso Pissinati, o sindicato está buscando pequenos agricultores para montar associação para produção e industrialização de frutas vermelhas na região de Londrina, como opção para gerar renda e garantir  a permanência de famílias no campo.

De acordo com Pissinati, a organização dos produtores – pelo menos 10 estão interessados em cultivar as frutas vermelhas – já está consolidando o polo. O próximo passo é estudar uma forma de formalizar uma associação, cooperativa ou grupo econômico.

Outras atividades estão previstas pelo grupo de produtores até o final do semestre. Dentro de 60 dias, será inaugurada uma Estação Experimental de Pesquisa, de 600 metros quadrados, na  propriedade de Eduardo Rubiano, região de Guaravera, com algumas variedades de frutas vermelhas. Também está sendo montada uma comissão de engenheiros agrônomos de instituições de pesquisas, que darão suporte técnico aos produtores rurais. Em julho está previsto um seminário para os agricultores.

A ideia, segundo Eduardo Rubiano, é que os produtores sejam sócios comerciais de uma agroindústria, que será construída, para transformar pelo menos 80% das frutas em sucos, poupas congeladas, desidratadas, sub-produtos lácteos, entre outras formas de consumo.

No Brasil a estimativa de consumo das frutas vermelhas é de 40 gramas per capita por ano com exceção do morango que  chega a 300 gramas por pessoa anualmente. Já na região Sul, maior consumidora de morangos, o consumo atinge 800 gramas per capita/ano. Numa segunda fase do projeto, Eduardo Rubiano diz que serão cultivadas acerola, abacate, pintanga, gabiroba e pêssego.

 

 

 

 

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário