O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e Sindicatos Rurais, está disponibilizando curso de Marketing no Agronegócio a produtores rurais, com o objetivo de agregar valor à produção agrícola.
Com duração de 4 dias, o curso tem como público alvo pequenos agricultores, mas também é disponibilizado para médio e grande produtor e ainda para alunos dos cursos de Agronomia. Em Londrina, a primeira turma do curso contou com a participação de 10 estudantes do Consoagro -Empresa Júnior do Curso de Agronomia da UEL.
O curso ensina a aplicar técnicas de marketing desde a produção até a comercialização, com foco na identificação de seus clientes para atender suas necessidades.
“A proposta é contribuir para que os agricultores vendam mais e melhor seus produtos, adotando estratégias em sintonia com o mercado e os consumidores, abandonando aquela antiga administração feita ao acaso”, afirma o instrutor do Senar-Paraná, Guilherme Tavares Vasconcelos, com formação em Administração.
O marketing pode agregar valor de várias maneiras na produção agrícola, desde a criação do produto, nas embalagens, processamento, volume que será produzido e para quem será vendido. Desta forma, são vários fatores que agregam valor ao produto e que podem maximizar as vendas, conseguindo um retorno maior.
O instrutor observa que, geralmente, os agricultores vendem seus produtos in natura, mas com o simples fato de fazer o processamento, podem conseguir vender pelo dobro do preço. “Ao invés de entregar a verdura in natura, por exemplo, pode entregá-la processada, higienizada, cortada, embalada”, explica o instrutor, acrescentando que isto é um diferencial em um mercado extremamente competitivo, além de que tem muita gente disposta a pagar pela praticidade”.
MARKETING DIGITAL
Grande aliada do agricultor nesta época de pandemia do Covid-19, as redes sociais têm sido uma ótima oportunidade para mostrar e vender produtos.
“Esse acesso ao mundo virtual tem sido uma ferramenta essencial para o produtor rural. Hoje é difícil ir a uma propriedade que não esteja conectada, que não tenha uma rede Wi-Fi e isso tem ajudado muito nas vendas, porque quase todo mundo está conectado”, diz o instrutor Guilherme Tavares Vasconcelos.
À medida em que o produtor vai mostrando seus produtos nas redes sociais, ele vai se tornando mais ativo e a melhora nas vendas é uma consequência. “Muitas pessoas preferem comprar direto do produtor que vai entregar em casa, assim conhecem a origem do produto”.
Durante o curso são ensinadas algumas técnicas para o agricultor usar melhor essa tecnologia. O produtor já tem feito esse trabalho nas redes de um jeito mais limitado, até por não conhecer algumas estratégias de como funciona a Internet. “No curso nós tentamos sempre associar eventuais dúvidas acerca das redes sociais para que ao final do curso, ele esteja apto administrar as redes”.
Colaboração da estagiária Karina Oliveira da Silva, estudante do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina