quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Agronegócio

37 dias sem chuva castigam o milho e atrasam plantio de trigo

Há 37 dias sem chover no Norte do Paraná, a segunda safra de milho começa a registrar perda de produtividade, entre 30% a 70%, segundo produtores e especialistas da área. O Deral (Departamento de Economia Rural) da Secretaria de Agricultura do Estado do Paraná (Seab) ainda não concluiu estimativas de perdas.

A situação tende a se agravar diante de chuvas deficitárias previstas para importantes regiões produtores na primeira quinzena de maio. “Estamos com uma deficiência de 80 milímetros”, diz a meteorologista do Instituto Agronômica do Paraná (Iapar), Heverly Dias.

Segundo ela, está ocorrendo um bloqueio atmosférico em várias regiões do Paraná, que está impedido as chuvas . “Temos previsão de chuva para a semana que vem, mas o bloqueio está tão intenso que impede a chuva de chegar. Nem a chuva da Amazônia, que é volumosa, está conseguindo penetrar neste bloqueio”, diz Heverly.

Só para ter ideia, a média histórica  de abril é  de 112 milímetros, mas choveu apenas 9 milímetros. Em maio é de 119 milímetros, mas não choveu nada até agora.

Como ocorreram atrasos no plantio do milho, uma parte importante das lavouras enfrentou estiagem na segunda quinzena de abril em fases importantes de desenvolvimento, em que bons volumes de água são necessários. “Faltou e continua faltando chuva justamente nas fases mais críticas como preenchimento de grãos e florescimento do milho”.

TRIGO

A seca também está interferindo no plantio do trigo, que está atrasado no Paraná. De acordo com o Deral, até  o início desta semana cerca de 7% da área prevista havia sido plantada frente aos 40% registrados no mesmo período do ano passado.

Mesmo diante das adversidades climáticas, para este ano o Deral calcula aumento de 7% na área de plantio, que deverá ficar em 1.040  mil hectares com expectativa de produção de 3,3 milhões de toneladas – 48% maior que o ano passado, que registrou 2,2 milhões de toneladas.

“O prazo para plantio do trigo encerrou no último dia 10, mas não adianta plantar com o solo seco, é bem provável que o prazo seja estendido”, afirma Heverly.

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário