sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Agronegócio

Projeto vai divulgar boas práticas de manejo do solo em plantio direto

Tags: embrapa, IDR-PR, Itaipu Binacional, manejo do solo

Projeto-piloto iniciado neste mês na região de Toledo pretende identificar boas práticas de manejo de solo implementadas por produtores de grãos paranaenses, dentro do Projeto Ação Integrada Solo e Água. Trata-se de um trabalho conjunto que será feito pela Itaipu Binacional, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) durante três anos.

De acordo com Edivan José Possamai, coordenador estadual do Projeto Grãos Sustentáveis do IDR-Paraná, a intenção é verificar a qualidade do solo e do sistema plantio direto de grãos, principalmente no que diz respeito ao manejo da água. “Temos verificado a volta da erosão de maneira geral no estado, mas sobretudo na região do Basalto Paranaense, onde a produção de grãos é predominante”, explica Possamai. Segundo ele, o projeto pretende analisar a qualidade do solo usando o DRES (Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo), o IQP (Índice de Qualidade Participativo do Sistema de Plantio Direto) e a taxa de infiltração de água no solo nas propriedades, identificando as boas práticas que vêm colaborando para a melhoria desses indicadores e seus impactos na produção de grãos.

Inicialmente, os extensionistas do IDR-Paraná vão acompanhar 80 propriedades nas regiões de Toledo, Cascavel, Campo Mourão, Maringá e Ivaiporã. “São propriedades de agricultores que são acompanhados pelos extensionistas no Projeto Grãos Sustentáveis. “Eles já adotam o MIP (Manejo Integrado de Pragas), o MID (Manejo Integrado de Doenças), o Sistema Plantio Direto e a rotação de culturas. Vamos identificar as boas práticas e divulgá-las por meio de dias de campo ou seminários do Projeto Grãos”, informou Possamai.

A região de Toledo terá o maior número de propriedades acompanhadas, trinta no total. Ao todo 25 extensionistas vão fazer o levantamento nas propriedades durante a entressafra. A Embrapa vai realizar o trabalho com agricultores de outras regiões, formando uma espécie de rede de informações sobre o manejo do solo no estado. Possamai destaca que a Itaipu Binacional tem especial interesse no projeto, pois os dados levantados pelos técnicos podem ajudar a compreender como o manejo do solo nas áreas de agricultura está influenciando a qualidade da água da represa de Itaipu. Segundo ele, a preocupação maior é com a entrada de grande volume de sedimentos, além de nutrientes que causam a eutrofização da água, o aparecimento de algas, fenômeno que reduz o nível de oxigênio dissolvido na água e provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, com um alto impacto para os ecossistemas aquáticos. O projeto Ação integrada Solo e Água pode ser levado para outras regiões a partir dessa iniciativa pioneira.

Fonte: IDR-Paraná

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 209 - Paraná terá maior complexo de biodiesel do mundo a base de óleo de soja
09/10/2024

Grupo Potencial,  do Paraná, vai investir R$ 600 milhões para se tornar líder mundial na produção de biodiesel em planta única. Podcast Conexão Agro na UEL FM destaca também investimento de R$ 5 bilhões da indústria cervejeira no estado, nos últimos cinco anos.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário