segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Agronegócio

Preços do boi gordo e café arábica têm alta significativa em novembro

Tags: boi, boi gordo, café, café arábica

Depois de recuarem com certa intensidade em setembro e outubro, os preços da arroba do boi gordo voltaram a subir em novembro. Ontem (17), o Indicador do boi CEPEA/B3 (mercado paulista, à vista) fechou a R$ 304,80, significativo avanço de 18,6% no acumulado da parcial deste mês.

Pesquisadores do Cepea indicam que, apesar da continuidade da suspensão dos envios de carne à China, os valores da arroba têm sido impulsionados pela retração na oferta de bois prontos para abate. E a menor disponibilidade de animais ao longo deste ano é evidenciada por dados divulgados neste mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram queda no abate de bois no País.

Além disso, com o retorno das chuvas, pecuaristas que detêm animais são favorecidos pela melhora dos pastos.

Café arábica

Os preços internos do café arábica seguem em forte ritmo de alta neste mês. Na parcial de novembro (até o dia 17), o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, posto na capital paulista, subiu 8,24%, fechando a R$ 1.359,78/saca de 60 kg ontem (17), nova máxima nominal da série histórica do Cepea, iniciada em 1996.

Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso ao preço no Brasil segue vindo das valorizações externas da variedade, que, por sua vez, são influenciadas por preocupações quanto à oferta mundial nos próximos meses.

Por um lado, a retomada econômica deve favorecer o consumo de café, mas por outro, problemas logísticos enfrentados em diferentes origens têm atrasado os embarques do grão, levando países a usarem estoques certificados.

Incertezas quanto à produção brasileira de arábica em 2022/23 também seguem no radar de agentes.

Fonte: Cepea

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário