quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Financeiro

Fiagro é oportunidade para o segmento agroindustrial

Tags: agronegócio, Fiagro, fundo de investimento, Imposto de Renda

 

O mercado global está de olho no agronegócio, um setor que, só neste ano, de acordo com o levantamento da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), pode chegar a 30% do PIB brasileiro. Diante do crescimento, investidores começam a prospectar a compra e venda de títulos do setor. Dada a importância do agro na economia, em julho deste ano entrou em vigor o Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro).

O fundo tem como diferencial o diferimento do Imposto de Renda (IR) sobre o ganho de capital na integralização de ativos que estejam registrados a valor histórico para o setor agroindustrial, benefício que pode ajudar o desenvolvimento da cadeia produtiva, avalia Walter Henrique Fritzke, consultor em Serviços Financeiros do Martinelli Advogados. “A nova modalidade de fundos vem em boa hora, momento em que cada vez mais o cenário do crédito rural fica incerto”, completa Fritzke. De acordo com dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em apenas três meses (agosto a outubro) o Fiagro registrou cinco contratos que, somados, chegam a R$ 1,88 bilhão. Até o final de outubro, outros 13 convênios estavam sobre a análise do conselho, cuja somatória chega a R$ 2,95 bilhões.

O fundo ainda está em evolução e tende a crescer, aponta Fritzke. As linhas concorrentes, como as subsidiadas do Plano Safra, por exemplo, têm taxa de juros definida em 7,5% ao ano para o ciclo 2021/22. “O Fiagro ainda está na lanterninha na corrida das linhas de financiamento no agro, mas tem muito potencial”, completa o consultor.

Fritzke explica que o Fiagro é mais uma opção no mercado. Ele congrega a modalidade de outros fundos de investimentos, como o de recebíveis, imobiliário e de participação. Antes de fazer qualquer solicitação, seja para compra ou venda, é necessário seguir uma série de etapas. Por isso, completa o consultor, é necessária uma assessoria de investimentos que seja assertiva e que trabalhe todos os detalhes do contrato.

Sobre o Martinelli

Com mais de duas décadas de mercado, o Martinelli Advogados é um dos maiores escritórios de advocacia empresarial do Brasil e referência no agronegócio, eleito como um dos escritórios mais admirados no setor pela edição atual do ranking Análise Advocacia. Com mais de 800 colaboradores, o Martinelli Advogados marca a sua presença em vários dos principais polos de produção do agronegócio brasileiro, como Maringá (PR), Cascavel (PR), Passo Fundo (RS) e Chapecó (SC), além do interior de São Paulo, Goiás e Mato Grosso, ofertando serviços personalizados voltados para empresas e organizações do setor e alcançando todo o território nacional por meio de suas 16 unidades. A grande experiência no atendimento a grandes cooperativas fez do escritório a primeira instituição não cooperativa do Brasil a receber o selo SomosCoop. Seu modelo de trabalho aplica o “Jeito Martinelli”, com atendimento personalizado, que entende com profundidade as necessidades do cliente e propõe soluções jurídicas e empresariais alinhadas com a estratégia do negócio. Saiba mais em martinelli.adv.br.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Orgânicos Foto: Divulgação/IDR-PR
Podcast 238 - Número de produtores orgânicos em Santo Antônio da Platina cresce mais de 11 vezes em dez anos
Em uma década, município do Norte Pioneiro tem vivido uma verdadeira revolução verde, passando de 20 para 234 agricultores certificados como orgânicos.
Confira as principais notícias do campo no podcast Conexão Agro.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário