Em reconhecimento às contribuições dos profissionais envolvidos com a empresa produtiva da soja, o Projeto Soja Brasil promovido pelo Canal Rural, realiza o concurso Personagem Soja Brasil. Este ano, o pesquisador Maurício Meyer, da Embrapa Soja, participa do concurso, que objetiva destacar bons estudos de produção de soja brasileira, bem como produtores agrícolas bem-sucedidos no cultivo e manejo sustentável. A votação está aberta até 29 de março. Três produtores e três pesquisadores concorrem à honraria.
Clique no link para votar: https://personagemsojabrasil.canalrural.com.br
Maurício Meyer é um dos grandes responsáveis pelo avanço no manejo biológico, cultural e químico do mofo-branco na soja. Além disso, é um dos expoentes na definição de práticas de manejo da ferrugem-asiática da soja no Brasil.
A Soja Louca II desafiou a Embrapa e parceiros, que trabalharam na identificação das causas possíveis por dez anos. Em 2015, finalmente, foi apontada a Anomalia Pecuária pelo Ministério da Agricultura, e Abastecimento como uma doença ativa pelo nematoide Aphelenchoides sp.
A descoberta é importante porque direciona atividades para a identificação das estratégias do problema de manejo, desencadeia uma representação dos produtores que amargavam a descoberta com uma doença até então desconhecida.
Meyer possui graduação em agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestrado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília e doutorado em Fitossanidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pesquisador da Embrapa Soja desde 1989, tem experiência na área de Fitopatologia, com ênfase no manejo de doenças da soja e desenvolvimento de cultivares de soja com resistência a doenças.
Projeto Soja Brasil
O concurso Personagem Soja Brasil compõe o Projeto Soja Brasil, iniciativa de comunicação e de TT que objetiva debater os problemas da sojicultura brasileira e apresenta como soluções para o enfrentamento dos desafios do campo. Com direção do Canal Rural, coordenação da Embrapa Soja e apoio da Aprosoja, o Soja Brasil é viabilizado por meio de reportagens na televisão e no site do Canal Rural, expedições em que as equipes de reportagens e investigação da Embrapa visitam as propriedades rurais, e debates públicos com públicos diversos, além do compartilhamento em redes sociais digitais.
Fonte: Embrapa