sexta-feira, 18 de outubro de 2024

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WhatsApp como espaço de aprendizado no agronegócio

Tags: digitalização, inovação, tecnologia, whatsapp

A migração de atividades do nosso cotidiano para o meio digital não é algo novo. De fato, já há algum tempo, com a chegada de novas tecnologias, é possível observar um constante surgimento de inovações e uma progressiva digitalização, em todos os setores do mercado.

Obviamente, para o agronegócio não é diferente: a chegada de novas tecnologias tem gerado um movimento de modernização gigantesco em um dos setores mais importantes do país. Esse processo de digitalização no setor é excelente, porque oferece uma infinita gama de novas possibilidades para modernizar e otimizar os negócios. No entanto, também traz consigo novos desafios, como a quebra de paradigmas quanto ao uso do digital em tarefas tradicionalmente analógicas e presenciais, além de uma urgência no processo de capacitação dos colaboradores, para que consigam acompanhar as mudanças e estejam aptos a utilizar as novas tecnologias.

Neste momento, é necessário adequar-se, enxergar recursos já conhecidos a partir de uma ótica diferente. Segundo um estudo realizado pela Opinion Box, atualmente, o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros é o WhatsApp, com cerca de 140 milhões de usuários. Em uma era digital como a que vivemos, essa é uma informação extremamente valiosa, especialmente para o setor agro.

Luiz Alberto Ferla

Esse aplicativo, um velho conhecido e já aclamado pelo público brasileiro, entra como peça fundamental no processo de modernização do setor agro. Ele passa de simples aplicativo de mensagens instantâneas a uma potente ferramenta de Capacitação Corporativa Digital, com inúmeras possibilidades de uso.

Enquanto ferramenta educacional, o WhatsApp não só é bastante eficiente, como é, também, uma possibilidade para levar a educação mais longe, a lugares nos quais soluções mais sofisticadas não conseguem chegar.

À primeira vista, pode parecer um pouco inusitado: utilizar um aplicativo de troca de mensagens como ambiente de aprendizagem. Porém, ao analisarmos de forma crítica, o WhatsApp tem tudo o que é necessário para cumprir esse papel. É uma plataforma que vem se tornando cada vez mais sofisticada tecnicamente, com interface moderna e intuitiva, diversos recursos e, recentemente, passou a contar com sistema de API aberta, permitindo uma integração ainda melhor com outros sistemas.

No contexto do agronegócio, os cursos via WhatsApp são, sem dúvida, a melhor solução educacional possível. Isso porque oferecem simplicidade no uso, por meio de uma ferramenta já popular, flexibilidade para aqueles que dispõem somente de um smartphone para acesso à internet, e agilidade no processo de aprendizagem, ancorado no conceito de microlearning, preconizando o uso de pílulas de conhecimento.

Para o colaborador agro, é essencial contar com uma solução de capacitação ágil, que possibilite flexibilidade e facilidade de acesso. Com o WhatsApp, é possível desenvolver cursos personalizados, com recursos inteligentes, como chatbot e árvore de decisão, de modo a atender às necessidades dos profissionais e, também, os objetivos do negócio, promovendo redução de custos, operação em larga escala e maior retenção e engajamento dos colaboradores.

Investir em ferramentas versáteis e inovadoras, como o WhatsApp, tornou-se uma necessidade para as grandes empresas que queiram assegurar o sucesso de seus programas de treinamento e desenvolvimento, possibilitando experiências de ensino e aprendizagem mais proveitosas para seus colaboradores.

Fonte: *Luiz Alberto Ferla é fundador e CEO do DOT Digital Group, edtech líder nacional no mercado de educação corporativa digital

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