quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Destaques

AgroValley de Portas Abertas desperta talentos e carreiras em estudantes no AgroBIT 2022

Tags: agricultura familiar, agroindustria, agronegócio, Cooperativismo

 

A cada edição o AgroBIT 2022, um dos maiores eventos brasileiros de tecnologia para o agronegócio, que aconteceu de 8 a 9 de novembro, em Londrina, além de apontar as tendências em inovação para o setor, é um impulsionador de carreiras por meio de programações, como o circuito AgroValley de Portas Abertas, que reuniu 230 estudantes dos colégios agrícolas paranaenses.

 

O Paraná tem 23 colégios agrícolas. Cada instituição recebeu convite para que 29 alunos e três professores visitassem o Parque de Exposições Governador Ney Braga, que se transformou, nos dois dias do evento, em  um grande fórum de debates e mostra de tecnologia para o agro.

 

Além de assistirem às palestras “De olho no material escolar no agro”, ministrada pela consultora Andréia Bernabé, e “Inovação no agro: tecnologias que estão mudando o agro”, proferida por Tatiana Fiuza, head de inovação da Cocriagro e Vlinder, os estudantes visitaram estandes e tiveram como roteiro visitas à Cocriagro, primeiro Hub de Inovação de Londrina que atua com foco no agro, estiveram também na startup Trace Pack e no Museu da Sociedade Rural do Paraná.

 

Coordenador dos Colégios Agrícolas do Paraná, Renato Hey Gondin, destacou a importância dos estudantes poderem visitar o AgroBIT e ter contato com o futuro de uma carreira que, atualmente, é uma das que mais empregam e oferecem condições de crescimento profissional no Brasil.

 

“Todos os alunos que participaram desse circuito tiveram a oportunidade de fazer uma oficina e puderam visitar os estandes”, afirmou Gondin.

Entre as cidades representadas estavam Cambará, Santa Mariana, Irati, Lapa, Ponta Grossa, Palmeira, Apucarana, Castro, entre outras.

 

São jovens que vão se formar no curso de técnicos agrícolas. O Governo do Estado está investindo na modernização tecnológica das unidades de ensino.

“Hoje, nós temos colégios que estão fazendo pulverização 100% com drone e, essa visita, foi boa até para fomentar isso, entre as escolas que ainda não seguem essa tendência. Os alunos voltam com uma outra visão ao terem contato com diversas tecnologias no evento”, avaliou o coordenador, lembrando que um dos colégios que se destacam pelo uso de inovações é o Olegário Macedo, em Castro, o maior do Paraná, com 513 hectares.

 

Gondin acrescentou que outras unidades, como as de Santa Mariana, Foz do Iguaçu e Palmeira , também estão migrando para o ensino de agricultura e pecuária de precisão.

O coordenador concluiu, afirmando que o retorno, tanto de alunos como de professores, foi positivo em relação à visita ao AgroBIT.

“Acho importantíssimo salientar o quanto é benéfico para a educação quando as instituições de ensino trabalham em conjunto com a iniciativa privada. Todos têm a ganhar”, finalizou.

 

Para a coordenadora da AgroValley, Daiana Bisognin, o AgroValley de Portas Abertas tem por objetivo aproximar os estudantes às novas tecnologias e inovações no agro. “Temos que pensar cada vez mais na formação que conecta conhecimentos de diferentes áreas do agro e que desafia o estudante a propor soluções, sobretudo diante das possibilidades que a tecnologia e a inovação oferecem hoje”, avalia Daiana.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário