sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Agronegócio

Evento em Maringá (PR) aborda cenários e expectativas para safra paranaense de trigo

A cadeia produtiva do trigo no Paraná vive um de seus momentos mais complexos nos últimos 10 anos. A avaliação é do presidente do Sinditrigo (Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná), Daniel Kümmel, que revela a grande expectativa entre os empresários do setor moageiro, considerando os possíveis reflexos da estiagem e a proximidade do período de início da colheita.

“Agosto é o mês de entrada da safra paranaense. E essa entrada é essencial para os moinhos  do Paraná– que preveem neste ano uma moagem de cerca de três milhões de toneladas. Como na safra do ano passado tivemos quebra por seca e geadas, os moinhos do estado ficaram sem os estoques naturais de passagem”, contextualiza o presidente do Sinditrigo, complementando  ainda que há uma previsão de quebra na safra mundial, que pode vir a refletir na comercialização no curto e no médio prazos.

E justamente para discutir esse  momento e levar informação para empresários do setor, produtores, cooperativas e cerealistas, o Sinditrigo realiza nesta próxima sexta-feira,  dia 17 de agosto, em Maringá, o evento “Safra de Trigo Paranaense 18/19 – Cenários e Expectativas” .

A proposta dos realizadores é levar a melhor informação possível para que os integrantes da cadeia do trigo tenham uma real noção do panorama atual e possam assim programar os próximos passos. “Vamos reunir moageiros, produtores, cerealistas, cooperativas, climatologistas e analistas do mercado para discutir e entender melhor esse momento”, destaca Kümmel.

Entre os  palestrantes estão Ivo Carlos Arnt Filho, da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná),  Flavio Enir Turra, da Ocepar ( Organização das Cooperativas do Paraná) e  Carlos Hugo Winckler Godinho, do Deral ( Departamento de Economia Rural) da Secretaria de Agricultura do Paraná, abordando  as visões do produtor rural e das cooperativas e as expectativas para a safra. Os temas  das demais palestras destacam ainda ações de melhoria da qualidade do trigo, precisão da safra, impactos do mercado mundial no trigo nacional e as novas regras de compensação previstas pela Lei 13.670.

 

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário