sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Destaques

Instituições londrinenses reforçam governança no agronegócio

Grupo de Governança do Agronegócio de Londrina, formado por entidades e instituições em abril deste ano, busca desenvolver ações de fortalecimento de áreas estratégicas do agronegócio. O setor foi apontado pela Fundação Certi como um dos principais com potencial de alavancar o desenvolvimento local por meio da inovação.
Formado por representantes de entidades, instituições de ensino superior, movimentos locais e instituições de pesquisa e representantes governamentais – todos ligados diretamente ao setor de Inovação no Agronegócio – o grupo tem traçado ações e realizado mapeamento das iniciativas de inovação já existentes.
Nesta fase inicial, explica o coordenador da Regional Norte do Sebrae, Lucas Ferreira, estão sendo priorizados alinhamentos em relação ao papel da governança frente às oportunidades de levar inovação à cadeia do agronegócio.
“Há articulações com o Arranjo Produtivo de Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina e Região para colaboração no principal evento do setor, o Ecotic, que será realizado dias 30 e 31 de outubro em Londrina”, informou, acrescentando que há também um envolvimento direto na organização do Agrobit, evento que objetiva posicionar a região como referência nacional em Agritech. Outra iniciativa do grupo é um fórum de discussão que possa aproveitar as diretrizes das leis de inovação pelas entidades e instituições.
De acordo com Lucas Ferreira, a cadeia do agronegócio tem pontos fortes, em especial nas áreas de Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, talentos, políticas públicas e inovação e empreendedorismo. “Em conjunto, as chances desta governança se posicionar e atingir os resultados serão bem maiores. Nosso objetivo é criar uma dinâmica em que esses setores, instituições, empresas, instituições de ensino se conversem para aumentar o nível de integração e gerar inovação”.
Segundo Ferreira, a formação da governança está permitindo envolver vários atores dentro de um objetivo comum, de trazer melhorias para o setor do agro de Londrina, da região e até do Estado por meio da aplicação de novas tecnologias no campo e parcerias que viabilizem a validação de novas soluções das diversas cadeias produtivas do agro. E ainda a promoção de eventos que democratize o acesso a informações relevantes para o agronegócio; pesquisas compartilhadas entre entidades e instituições; reposicionamento de empresas tradicionais por meio de spin-in e spin-off voltadas para atender novas demandas.
“O objetivo principal da governança é somar e contribuir com as atividades que vêm sendo trabalhadas individualmente, mas buscando afinidades entre elas”, reitera o coordenador do Sebrae.
Para o presidente do Sindicato Rural Patronal de Londrina, Narciso Pissinati, a formação da governança surgiu num momento muito importante para a cidade no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologia e inovação. “Precisamos de pessoas trabalhando a favor do agro, buscando inovações que possam trazer melhorias para a produção. Não temos dúvida de que as tecnologias inovadoras vêm mudando a forma como os produtores cuidam da lavoura e dos negócios”, enfatiza.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário