O plantio da safra 2018/19 de soja avança rápido no Paraná, que já plantou 19% de sua área. O número garante ao estado o início mais acelerado da história. Um ano atrás, 7% da área estava plantada no mesmo período. A média de cinco anos é de 9%.
No Brasil, o ritmo também está acelerado, sendo que 4,6% da área prevista para a oleaginosa estava semeada até quinta-feira (27), ante 1,9% uma semana atrás, 1,5%, no ano passado, e 2,1% na média de cinco anos.
Outros estados
Em Mato Grosso, 4,8% da área de soja está plantada, contra 1% há um ano, quando as chuvas ainda estavam muito irregulares. Por enquanto, os trabalhos se concentram no oeste e no médio-norte e avançam nas áreas onde há mais umidade. Em áreas que ainda não receberam chuva, apenas grupos maiores têm arriscado semear no pó.
No Mato Grosso do Sul, os produtores têm aproveitado a boa umidade e a previsão de pancadas de chuva nos próximos dias para dar mais ritmo ao plantio, que já cobre 5% da área de soja do estado, contra 0,4% há um ano.
Já em Goiás, há relatos pontuais de plantio em áreas do sudoeste que receberam maiores volumes de chuva. Esse plantio é feito na expectativa de que a germinação não ocorra antes do dia 30, quando termina o vazio sanitário no estado.
São Paulo, 0,8% da área de soja está plantada, com os trabalhos ainda restritos à região sul. Outro estado que já tem plantio é Rondônia, onde 2% da área de soja já recebeu sementes.
Área de milho verão está 33% plantada no Centro-Sul
O plantio da primeira safra de milho 2018/19 chegou na quinta-feira (27) a 33% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil. O número representa avanço de nove pontos percentuais em uma semana e está à frente dos 23% do ano passado e dos 26% da média de cinco anos.
Santa Catarina puxa o ritmo, com 77% de sua área já semeada. Em seguida aparecem Rio Grande do Sul, com 60%, Paraná, com 59% e São Paulo, com 18%. Em Minas Gerais e Goiás, a semeadura do milho verão começa em outubro.