sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Agronegócio

Chuvas voltam a interromper plantio em algumas regiões

O Rally Cocamar de Produtividade percorreu municípios da região norte do Estado, desde o início do plantio,  onde visitou lavouras e conversou com produtores.  As chuvas voltam a interromper o plantio em algumas regiões.

CHUVA – Diferente do dia anterior, quando esteve em três municípios (Ourizona, São Jorge do Ivaí e Ivatuba) localizados no entorno de Maringá, onde constatou que a operação já praticamente terminou ou se encaminha  para o final, no norte o serviço ainda seguia devagar.

EM TEMPO – Em Alvorada do Sul, a equipe do Rally – que foi acompanhada pela RIT TV de Londrina – conversou na unidade da Cocamar com os cooperados Eduardo Martini e Eugênio Miguel. O primeiro já havia semeado 15% de suas terras e, o segundo, nem um grão ainda. “Não existe motivo para preocupação, por enquanto, aqui até 15 de novembro está bom para plantar”, afirmou Martini, que diz precisar de mais uns dez dias de tempo favorável para concluir a operação. Para estruturar o solo, ele começou a investir em braquiária na entressafra, orientado pela cooperativa, na busca por aumento de produtividade. “O desafio regional é impulsionar as médias, que estão estagnadas”, lembra o produtor, que tem alcançado cerca de 150 sacas/alqueire (61,9/hectare). No município, a média varia entre 120 e 130 sacas/alqueire (49,5 a 53,7/hectare). Já Miguel tem conseguido 145 sacas/alqueire (59,9/hectare).

DA CANA PARA A SOJA – No mesmo município, o cooperado Murilo Correia Franco começava a semear mais um talhão no final da manhã do dia 18, utilizando sementes Cocamar. Dos 217 alqueires (525 hectares), 30 estavam semeados. Desde 2013, ele

começou a converter áreas de cana para a cultura de soja, investindo na correção do solo. Orientado pela Cocamar, Franco tem reduzido a quantidade de sementes por metro linear, ampliando assim o espaçamento entre as plantas de 45 para 50 cm, o que possibilita maior engalhamento. “A germinação das primeiras lavouras tem sido muito boa e uniforme”, afirmou Franco, cuja média de produtividade oscila entre 145 e 150 sacas/alqueire (59,9 a 61,9/hectare).

No sábado e no domingo, as plantadeiras voltaram a trabalhar em Alvorada do Sul. “Havia mais de 15 dias que os produtores tentavam semear, para aproveitar o clima favorável ao desenvolvimento da lavoura, mas não avançavam justamente por causa das chuvas da semana passada”, explicou o engenheiro agrônomo Lucas Pastre Dill, da unidade local da Cocamar.

Com o patrocínio máster da Spraytec, Basf e Ford Center, o Rally é patrocinado também por TRR Cocamar, Texaco Lubrificantes, Sancor Seguros, Sicredi, Agrosafra e Estratégia Ambiental e tem o  apoio da Unicampo, Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) e Aprosoja-PR.

 

 

 

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Cooperativas paranaenses se destacam em ranking nacional de empresas
Podcast 213 - Paraná tem 41 empresas entre 500 maiores do Brasil
06/11/2024

Cooperativismo é o setor que mais se destaca no cenário de negócios do Paraná. Exportação de ovos do estado cresce e apresenta melhor resultado em 27 anos. Acompanhe as notícias do agronegócio no podcast “Conexão Agro”

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário