sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Bovinos

PR pode ganhar mercado com retirada de vacinação contra aftosa

Antecipar a retirada da vacinação contra a febre aftosa para novembro de 2019 é fundamental para o Paraná ganhar mercado, na avaliação da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar).

O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou o pedido de antecipação feito pelo Estado do Paraná. A decisão foi comemorada pelo setor produtivo paranaense.
“Essa medida é fundamental para ganharmos mercado, especialmente o internacional. Aparentemente, as pessoas podem achar que a questão da febre aftosa só afeta o gado bovino, mas não é apenas isso. O fato de não sermos livres de aftosa sem vacinação impede o cooperativismo e demais empresas de competir em alguns países que exigem esse status”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Esse é um pleito antigo das entidades e empresas ligadas ao agronegócio, entre as quais a Ocepar, a Faep e demais representações. Com a permissão do Ministério da Agricultura.

O Paraná integrava o Bloco V previsto no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) junto com o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, estados que irão parar de vacinar em maio de 2021. Santa Catarina, que já não realiza a vacina, também faz parte do grupo.

“A melhor rede de proteção da região Sul foi construída pelo Estado do Paraná. O vírus da doença não circula há bastante tempo por aqui, mas é preciso monitorar. O risco sempre vai existir. Se nós provarmos que temos condições de monitorar e controlar o fluxo de animais, poderemos conquistar essa condição”, destacou Ricken.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Cooperativas paranaenses se destacam em ranking nacional de empresas
Podcast 213 - Paraná tem 41 empresas entre 500 maiores do Brasil
06/11/2024

Cooperativismo é o setor que mais se destaca no cenário de negócios do Paraná. Exportação de ovos do estado cresce e apresenta melhor resultado em 27 anos. Acompanhe as notícias do agronegócio no podcast “Conexão Agro”

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário