A edição 2023 do Brazil Climate Summit debaterá iniciativas que destacam o papel do Brasil na corrida global por descarbonização das economias. O objetivo é apresentar as potencialidades do País para atuar como hub de soluções climáticas para o mundo - não só para redução das suas próprias emissões, mas também para a de outras nações e gerar desenvolvimento econômico sustentável. Neste sentido, o evento destaca a relevância de atuação da iniciativa privada e o potencial de atracão de capital internacional para acelerar negócios de baixo carbono em escala global. O evento acontecerá no "The Forum", espaço destinado a reuniões e debates da Universidade de Columbia, em Nova York, nos dias 13 e 14 de setembro.
A conferência, que é organizada pelos estudantes da instituição, ex-alunos, líderes empresariais brasileiros e o Columbia Global Center – RJ, ocorrerá em data próxima à semana do clima de Nova York, com o propósito de posicionar o Brasil perante a comunidade internacional como uma potência de soluções para a crise climática, além de promover conexões e colaborações efetivas entre líderes nacionais e globais que estão trabalhando pela redução da emissão de gases do efeito estufa.
Um dos temas de destaque será o da reindustrialização verde como oportunidade promissora de impulsionar a economia brasileira. Ao combinar setores tradicionais com práticas sustentáveis e tecnologias limpas, o País pode diversificar sua matriz econômica, criar posições de trabalho e atrair investimentos alinhados com a transição para uma economia de baixo carbono. Outro tema de destaque é a preparação e o legado que o Brasil quer deixar com a Presidência do G20 em 2024 e COP30 em 2025, dois anos em que a atenção do mundo se voltará para o país.
O Brazil Climate Summit servirá também de cenário para apresentação de vias concretas para desafios e oportunidades globais, como hidrogênio verde, biomassa e biocombustíveis, além de abordar sistemas agrícolas sustentáveis e resilientes entre outros assuntos.
O evento espera receber mais de 500 participantes, incluindo um público estrangeiro qualificado e relevante. E contará com a participação de um conjunto especializado e diversificado de palestrantes de renome da comunidade brasileira e internacional.
O evento será transmitido ao vivo no site da conferência, sendo possível acessar todas as palestras e painéis de discussão no site do evento (veja link abaixo).
Startup Challange
O Brazil Climate Summit deste ano vai promover um "Startup Challenge", convocatória direcionada à startups para apresentação de soluções inovadoras no combate às mudanças climáticas e que oferecerá oportunidades de conexão com investidores e mentores influentes do setor.
As startups finalistas terão a chance de participar de uma sessão de networking exclusiva com importantes stakeholders, como como empresas, academia, ONGs e governos. Elas apresentarão seus pitches para um júri composto por especialistas, passando por um rigoroso processo de análise. Serão considerados critérios como escalabilidade da solução, potencial impacto para contribuir com os desafios climáticos, perfil empreendedor, grau de inovação e modelo de negócio.
A seleção das startups será realizada pela equipe especializada da Numerik, consultoria de inovação aberta e ESG. O objetivo é posicionar a inovação das startups brasileiras, além de promover parcerias estratégicas.
Organização
Fazem parte do Board Executivo: Luciana Antonini Ribeiro, Chairwoman do evento e Co-Fundadora da eB Capital, Marina Cançado, fundadora da Converge Capital Conference e cofundadora da ATO, Jorge Hargrave, Diretor da Maraé Investimentos, Arthur Ramos, diretor executivo e sócio do Boston Consuting Group, Diana Nasser, cofundadora e diretora do Macro Fund e Maria Luiza Paranhos, Coordenadora Sênior de Projetos na Columbia Global Centers do Rio de Janeiro.
Já o conselho consultivo inclui Bruce Usher (professor da Columbia Business School), Luisa Palacios (professora da SIPA – Columbia), Luciano Huck (apresentador de TV e empresário), Ana Cabral Gardner (co-presidente e co-CEO da Sigma Lithium) e Thomas Trebat (diretor do Centro Global da Universidade Columbia no Rio de Janeiro).
O evento conta com o patrocínio de empresas tais como Bank of America, United Airlines, Re.Green, Votorantim, Ambipar Group, Enel, Sigma Lithium, eB Capital, Engie, Instituto Arapyaú, GEF Capital Partners, Raízen, Vale, EY, Minerva Foods e Globo.
O Boston Consulting Group é o parceiro oficial de conteúdo. Além disso, tem o apoio de organizações como a Columbia Business School, Columbia Climate School. Pacto Global da ONU, Capital for Climate, Converge Capital Conference, Numerik, The Association for Private Capital Investment in Latin America (LAVCA), Amazon Investor Coalition, Capitalismo Consciente Brasil, Aya Earth Partners, Brazilian American Chamber of Commerce, Inc e Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP).
SERVIÇO
Evento: Brazil Climate Summit
Data: 13 e 14 de setembro
Local: The Forum - Universidade de Columbia - Nova York - EUA
Mais informações: https://www.brazilclimatesummit.com/
Leia Também
Compartilhe
Últimas Notícias
Coluna Podcast
Embora seja um grande produtor de plantas ornamentais, o Brasil tem carência em pesquisa e melhoramento genético. Todas sementes de plantas ornamentais são importandas. Reportagem especial você acompanha no podcast “Conexão Agro”.