Café, Soja, Trigo
Preços do café, soja e trigo estão em queda no Brasil, aponta Cepea
27/09/2023
Soja enfrenta desvalorização externa e moinhos de trigo aguardam término da colheita para compra do cereal
Por: Redação
Preço da saca de café arábica é a menor desde abril de 2021
Foto: José Fernando Ogura/AEN
Tags: mercado interno, preços produtos agrícolas
Pelo menos três importantes commodities brasileiras seguem com preços em queda no País, segundo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq).
As cotações do café arábica vêm registrando baixas no mercado brasileiro. A média da parcial de setembro, de R$ 815/saca de 60 kg, é a menor desde abril de 2021, em termos reais. Apesar da baixa bienalidade, houve uma recuperação da colheita de arábica, fator que influenciou na queda das cotações. Vale lembrar que agentes consultados pelo Cepea estão atentos aos possíveis impactos do clima bastante quente e seco nas regiões produtoras. Com a forte incidência solar e a ausência de chuvas neste início de florada, já há indícios de que a próxima produção brasileira de café possa ser prejudicada de alguma forma. Porém, há previsão de chuvas nas próximas semanas.
Soja
Os preços da soja caíram no mercado spot brasileiro ao longo da última semana. Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão veio sobretudo da desvalorização externa da oleaginosa. Nos Estados Unidos, apesar de a oferta de soja ser a menor em quatro anos, a colheita está em ritmo acelerado, contexto que pressiona as cotações do grão. Além disso, a valorização do dólar frente ao Real (que torna as commodities dos Estados Unidos menos atrativas aos importadores) e a baixa demanda externa reforçaram o movimento de queda no preço.
Trigo
Com os moinhos preferindo aguardar a entrada de maior volume de trigo da safra nova para realizar aquisições, os preços do cereal seguem em queda em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. No campo, a colheita avança no País. No Rio Grande do Sul, agentes relatam que as chuvas deste mês prejudicaram a qualidade das lavouras e devem reduzir a produtividade de algumas regiões. Há preocupações também quanto à incidência de doenças, tendo em vista as elevadas temperaturas e umidades.
Fonte: Cepea
Leia Também
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Últimas Notícias
Coluna Podcast
Podcast 214 - Brasil é grande produtor de plantas ornamentais, mas é carente em pesquisa e melhoramento genético 13/11/2024
16/11/2024
Embora seja um grande produtor de plantas ornamentais, o Brasil tem carência em pesquisa e melhoramento genético. Todas sementes de plantas ornamentais são importandas. Reportagem especial você acompanha no podcast “Conexão Agro”.
Cotações
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
News Letter
Calendário
‹
›