segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Agricultura Familiar
CMN aprova medida que amplia o acesso das cooperativas ao Pronaf
29/09/2023
Antiga reivindicação
Por: Redação
agricultura familiar
Também foram ajustados os limites de contratação de algumas linhas de financiamento
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
Tags: Crédito

O Conselho Monetário Nacional (CMN) publicou, nessa quinta-feira (28/09), a Resolução nº 5.104, que ajusta as normas de crédito rural contratadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Uma das mudanças atende ao pleito das cooperativas, encaminhado ao governo federal por meio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e demais organizações estaduais, como a Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).

Trata-se do artigo 3º da Resolução, que possibilita a retomada da participação das cooperativas agropecuárias que possuem, no mínimo, 60% de agricultores familiares em sua composição social ao Pronaf. Além disso, foram ajustados os limites de contratação de algumas linhas de financiamento no âmbito do Programa. As medidas têm vigência até 30 de junho de 2024.

Enquadramento

Assim, as cooperativas poderão se enquadrar em duas faixas de limites nas linhas de financiamento do Pronaf Agroindústria, Pronaf Industrialização de Agroindústria Familiar e Pronaf Cotas-Partes.

Mudança 

No final de junho, o CMN havia publicado outra Resolução, a de nº 5.080, de 29/06/23, que estabelecia o acesso a linhas do Pronaf apenas às cooperativas que tivessem mais de 75% de seus cooperados classificados como agricultores familiares, sendo que anteriormente o percentual era de 60%. “Se essa regra fosse mantida, apenas duas cooperativas paranaenses teriam acesso ao crédito. Agora, com esses ajustes, o número de beneficiadas pode chegar a 18 em nosso Estado", explicou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Fonte: Ocepar

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário