Os deputados estaduais Tercilio Turini e Luiz Claudio Romanelli encaminharam hoje ofício à Agência Nacional de Transportes Terrestres pedindo esclarecimentos e providências sobre a decisão da empresa Rumo de desativar o ramal ferroviário entre Londrina e Ourinhos, na divisa com o estado de São Paulo. O documento questiona o diretor geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues, se houve autorização prévia para a paralisação do transporte ferroviário de cargas e, caso tenha ocorrido, qual o embasamento legal. Também solicita esforços para retomada das atividades e aplicação de penalidades à concessionária se comprovado descumprimento contratual.
O requerimento dos deputados Turini e Romanelli aponta que a Rumo Malha Sul S/A, com sede em Curitiba, detém concessão do Governo Federal para exploração do serviço público de transporte ferroviário de cargas, na qual está incluído o trecho de 217 quilômetros de Londrina a Ourinhos. Os parlamentares destacam que a decisão da empresa não se sustenta, porque se trata de uma concessão com obrigações contratuais. "Não vamos aceitar e queremos posicionamento firme da ANTT para garantir a retomada do transporte de cargas pela ferrovia, evitando assim um grande prejuízo econômico e social para o Norte e Norte Pioneiro do Paraná" - declaram os deputados Tercilio Turini e Luiz Claudio Romanelli.
Com a desativação do ramal, o Norte Pioneiro perde de vez a circulação de trens entre seus 25 municípios, já que este era o último trecho de transporte ferroviário ainda em atividade.
O ramal possui 217 quilômetros de extensão, saindo de Ourinhos, cruzava os municípios de Jacarezinho (no distrito de Marques dos Reis), Cambará e Andirá, além de passar por Bandeirantes e Cornélio Procópio e outras cidades vizinhas, até chegar a Londrina
A empresa Rumo Logística alega que não houve demanda prevista para o ramal em 2024, o que motivou a concessionária a abandonar as operações por tempo indeterminado. Apesar disso, ainda há a possibilidade de inserção do trecho em incentivos do governo federal para retomada do desenvolvimento dos ramais ferroviários.