terça-feira, 22 de outubro de 2024

Política e Economia
Deputados do Norte do PR pedem providências à ANTT sobre suspensão do transporte ferroviário
17/01/2024
O documento questiona o diretor geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues, se houve autorização prévia para a paralisação do transporte ferroviário de cargas
Por: Redação
ramal ferroviário SP-PR desativação - conexão agro
A empresa Rumo Logística alega que não houve demanda prevista para o ramal em 2024
Freepick
Tags: rama ferroviário desativado, ramal SP-Londrina

Os deputados estaduais Tercilio Turini e Luiz Claudio Romanelli encaminharam hoje ofício à Agência Nacional de Transportes Terrestres pedindo esclarecimentos e providências sobre a decisão da empresa Rumo de desativar o ramal ferroviário entre Londrina e Ourinhos, na divisa com o estado de São Paulo. O documento questiona o diretor geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues, se houve autorização prévia para a paralisação do transporte ferroviário de cargas e, caso tenha ocorrido, qual o embasamento legal. Também solicita esforços para retomada das atividades e aplicação de penalidades à concessionária se comprovado descumprimento contratual.

O requerimento dos deputados Turini e Romanelli aponta que a Rumo Malha Sul S/A, com sede em Curitiba, detém concessão do Governo Federal para exploração do serviço público de transporte ferroviário de cargas, na qual está incluído o trecho de 217 quilômetros de Londrina a Ourinhos. Os parlamentares destacam que a decisão da empresa não se sustenta, porque se trata de uma concessão com obrigações contratuais. "Não vamos aceitar e queremos posicionamento firme da ANTT para garantir a retomada do transporte de cargas pela ferrovia, evitando assim um grande prejuízo econômico e social para o Norte e Norte Pioneiro do Paraná" - declaram os deputados Tercilio Turini e Luiz Claudio Romanelli.

Com a desativação do ramal, o Norte Pioneiro perde de vez a circulação de trens entre seus 25 municípios, já que este era o último trecho de transporte ferroviário ainda em atividade.

O ramal possui 217 quilômetros de extensão, saindo de Ourinhos, cruzava os municípios de Jacarezinho (no distrito de Marques dos Reis), Cambará e Andirá, além de passar por Bandeirantes e Cornélio Procópio e outras cidades vizinhas, até chegar a Londrina

A empresa Rumo Logística alega que não houve demanda prevista para o ramal em 2024, o que motivou a concessionária a abandonar as operações por tempo indeterminado. Apesar disso, ainda há a possibilidade de inserção do trecho em incentivos do governo federal para retomada do desenvolvimento dos ramais ferroviários.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Pod cast 210 - Empresa aposta na transformação digital para aprimorar melhoramento genético de plantas 16/10/2024
16/10/2024

Há 23 anos atuando com genética de plantas, empresa de Cambé aposta na transformação digital. Confira reportagem no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário