A primeira palestra a ser ministrada pelo pesquisador da Embrapa Soja André Prando irá apresentar as principais informações sobre o retorno econômico e ambiental na adoção dos manejos sustentáveis, com foco em manejo integrado de pragas e doenças e coinoculação em soja. Outro assunto a ser debatido, durante o painel, será sobre o uso de Inteligência Artificial na identificação de esporos da ferrugem-asiática da soja, a mais severa doença da cultura da soja. A palestra será apresentada pelo pesquisador Renan Barzan, do IDR-Paraná e pelo professor Fabrício Lopes, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Também fará parte do painel a temática envolvendo o aperfeiçoamento do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) e o impacto na gestão de riscos agroclimáticos. O tema será apresentado pelo pesquisador da Embrapa Soja José Renato Bouças Farias.
Soja no Paraná - Na safra 2022/23, o Paraná foi o segundo maior produtor de soja brasileiro, atrás apenas de Mato Grosso. No Paraná, foram produzidas cerca de 22 milhões de toneladas de soja, dos 154 milhões de toneladas de soja produzidas no Brasil. A área ocupada com soja no estado foi de aproximadamente 5 milhões de hectares, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
PROGRAMAÇÃO
- Uso de Inteligência Artificial na identificação de esporos da ferrugem-asiática da soja. Renan Barzan (IDR-Paraná) | Fabrício Lopes (UTFPR).
- Aperfeiçoamento do ZARC e o impacto na gestão de riscos agroclimáticos. José Renato Bouças Farias (Embrapa Soja).
Painel - Produção sustentável de soja no Paraná
Data: 11/04/2024
Horário: 14h
Local: Pavilhão SmartAgro - Parque de Exposições Gov. Ney Braga - Londrina, PR
Inscrições gratuitas: embrapa.br/soja
Leia Também
Compartilhe
Últimas Notícias
Coluna Podcast
Embora seja um grande produtor de plantas ornamentais, o Brasil tem carência em pesquisa e melhoramento genético. Todas sementes de plantas ornamentais são importandas. Reportagem especial você acompanha no podcast “Conexão Agro”.