A tecnologia está criando novas oportunidades para a agricultura. No campo, aumenta a produtividade e economia. Garante ainda mais segurança alimentar e competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional. As mais novas soluções dessa revolução do agronegócio são destaques da BelaSafra 2019, que acontece de 29 a 1 de fevereiro, na Unidade de Difusão de Tecnologia da Belagrícola, Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445/KM 92), em Cambé (PR).
A 18ª edição com o tema “Caminho da produtividade” é um show de soluções para a agricultura em uma área de 17 hectares, dos quais 11 são destinados a experimentos agrícolas e difusão de tecnologia.
Participam grandes empresas do agribusiness do Brasil e do mundo, que apresentarão lançamentos em genética, nutrição, fertilizantes, proteção de plantas e serviços.
Também estarão presentes instituições de pesquisa e órgãos oficiais, como Embrapa, Iapar, Emater e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab-PR), totalizando mais de 40 expositores.
De acordo com o coordenador de Alta Tecnologia e Nutrição da Belagrícola, Fernando Melatti Moreira, a programação técnica tem o objetivo de apresentar as mais modernas ferramentas para aumentar a produtividade, desde o manejo do solo até a comercialização de grãos.
“A proposta deste ano é mostrar ao agricultor tudo o que envolve e precisa ser discutido e aplicado para alcançar uma maior produtividade. Começa com manejo do solo, passando pela nutrição e proteção das plantas até a gestão de informação para a tomada de decisões. É aprender a ter uma visão macro sobre a propriedade e todas as variáveis que interferem no sistema produtivo”, ressalta Melatti.
Durante o BelaSafra, o participante tem oportunidade de acompanhar um circuito de palestras no campo com diferentes temas, que demostram as últimas inovações tecnológicas aplicadas às culturas de soja, milho e trigo.
Satélite, drones e monitoramento via mobile
Entre as novidades deste ano estão novas funcionalidades em suas plataformas tecnológicas Belaprecisão e Belatech.
“Na Belaprecisão, o produtor vai conhecer novos serviços, como o uso de imagens de satélite, drones e distribuição geoespacial. Na Belatech, que é a plataforma de interação entre nossos consultores e clientes, vamos mostrar as novas ferramentas que permitem relatórios em tempo real e acompanhamento da lavoura pelo celular”, explica Melatti.
Para familiarizar os participantes com o uso da tecnologia, pelo segundo ano consecutivo, o evento terá o aplicativo BelaSafra, que está disponível para download para IOS e Android.
“O aplicativo vai proporcionar aos participantes uma experiência muito mais imersiva no evento. Oferece várias ferramentas, como agenda interativa, rede social exclusiva, mapa com os pontos de visitação, programação completa, relação de todos os expositores, realidade aumentada e notícias”, explica Melatti.
Antecipação de safra
Outro destaque do BelaSafra é o o “Balcão de Negócios”, uma área exclusiva para operações comerciais em barter, através da antecipação de safra e troca de grãos por insumos e produtos.
“O Balcão de Negócios possibilita ao produtor negociar e adquirir o que precisa através de sua colheita e esse modelo lhe proporciona ainda mais poder de compra e benefícios, visualizando sua expectativa de lucro antecipadamente. Isso só é possível graças ao T. C. P. (Travamento de Custo de Produção). Assim além de usar a sua moeda, que são os grãos, para adquirir insumos, serviços e tecnologias, ele dispõe de uma importante ferramenta de crédito e gestão de risco”, afirma João Coloffatti, presidente do Conselho de Administração da Belagrícola.
Na última edição, o público – composto exclusivamente em sua maioria por produtores rurais – foi de aproximadamente 8 mil visitantes.
Parte da arrecadação do evento é destinada para o Hospital do Câncer de Londrina.