sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Bovinos

Dose menor de vacina contra aftosa valerá a partir de maio

A vacina contra febre aftosa terá dose reduzida de 5 ml para 2 ml, na primeira etapa de vacinação de bovinos e bubalinos. Paraná, Acre e Espírito Santo vacinam apenas os animais jovens até 24 meses. A mudança da dose está prevista no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) e, consequente, retirada total da vacinação no País, prevista para até 2021.

 

A vacinação acontece a partir de maio na maioria dos estados. Diego Viali dos Santos, chefe da Divisão de Febre Aftosa e outras Doenças Vesiculares (Difa) do Minisério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lembra que nessa primeira etapa do ano, a grande maioria do país imunizará todo o rebano, conforme o calendário de vacinçado disponível no site do Mapa.

 

A expectativa de Santos é de que com a redução da dosagem, ocorram menos reações nos animais, como caroços e inchaço. Além disso, com frascos menores, as vacinas ocuparão menos espaço, facilitando o transporte e reduzindo o custo de refrigeração. “Os laboratórios produtores possuem estoque suficiente do novo produto para atender à demanda dos criadores”, afirmou.

 

O Mapa preparou um manual para fiscalização do comércio de vacinas contra a febre aftosa, atualizando a publicação de 2005. A versão digital, contendo orientações aos Serviços Veterinários Estaduais e aos distribuidores sobre a qualidade exigida ao produto deverá ser disponibilizada nesta semana.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Cooperativas paranaenses se destacam em ranking nacional de empresas
Podcast 213 - Paraná tem 41 empresas entre 500 maiores do Brasil
06/11/2024

Cooperativismo é o setor que mais se destaca no cenário de negócios do Paraná. Exportação de ovos do estado cresce e apresenta melhor resultado em 27 anos. Acompanhe as notícias do agronegócio no podcast “Conexão Agro”

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário