O consultor em gestão de marcas, Victor Zinn, da Victor Zinn Gestão Corporativa, ministrou uma palestra na quinta-feira (12) no XXII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), que terminou ontem em Foz do Iguaçu (PR). Ele destacou a importância de um bom posicionamento de marca no setor sementeiro, apontando que muitas empresas ainda estão fora de evidência e poderiam se posicionar melhor no mercado
Zinn explicou que o processo de posicionamento de marca é complexo e demorado, exigindo quebras de vaidades e egos. "É impossível ajudar uma empresa se não houver abertura para entender sua realidade", afirmou. Ele também discutiu as dificuldades de nichar mercados, citando empresas de sucesso no setor de hortaliças, como Sakata, Limagrain, Vilmorin do Brasil e Feltrin Sementes.
Para empresas em fase inicial, Zinn destacou a importância de focar no fator humano. "Às vezes, o CEO deseja implementar uma gestão, mas há diretores que bloqueiam o processo. Além disso, um pensamento moderno, que valorize diversidade e inclusão, é fundamental para o sucesso da marca", observou.
Ele também abordou o conservadorismo e o machismo ainda presentes nas empresas do agronegócio, majoritariamente lideradas por homens. "O conservadorismo, para mim, é o medo daqueles que construíram a estrutura atual de que novos executivos, ainda imaturos no negócio, possam desestruturar tudo", comentou. Quanto à presença feminina no agronegócio, Zinn ressaltou que, embora o setor seja predominantemente masculino, a participação das mulheres está crescendo, como observado na própria organização do congresso.
Com foco em soluções práticas e realistas para o setor sementeiro, Zinn destacou a importância de entender as necessidades específicas de cada segmento, desde produtores de sementes e grãos até entidades que integram suas ramificações, para desenvolver estratégias de gestão de marca alinhadas aos objetivos do setor.
Silmar Teichert Peske, da Seed News, atuou como moderador da palestra. Ele enfatizou que o setor de sementes é altamente competitivo e dominado pela iniciativa privada. "Cada player—produtores, semeadores e compradores—luta para aumentar sua participação no mercado. Essa dinâmica é comparada a uma batalha constante, uma luta entre luz e escuridão, com cada agente buscando expandir seu espaço", destacou Peske.
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