O Conexão Agro estreia nesta quarta-feira (27), na UEL FM, coluna agropecuária na Revista do Meio-Dia, programa lançado nesta semana pela emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina. Como o próprio nome diz, o programa vai ao ar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira, com duração de 45 minutos. A cada dia da semana, duas colunas diferentes na 107,9 MHz.
Na era do jornalismo transmídia, o Conexão Agro alcança mais uma plataforma e, por meio da transmissão radiofônica e streaming, expande não só o seu público como também o alcance de seu conteúdo.
A coluna semanal do Conexão Agro traz as principais informações do setor agropecuário para deixar o ouvinte da UEL FM por dentro das novidades do campo. A cada semana, a coluna trará temas do mercado agrícola, safras, clima, tecnologia, entre outros. O conteúdo é produzido pela equipe de jornalistas do portal de notícias, Vera Barão, Francismar Lemes e Marilayde Costa.
“Em tempos de Internet, a rádio potencializou o seu papel de transmissão em tempo real e se tornou ainda mais atraente na busca pela informação. A coluna Conexão Agro mostra que as diferentes mídias se conectam. Nos sentimos felizes em participar da programação da UEL FM e apostamos muito nesta parceria, que será um canal de difusão de toda cadeia produtiva do agronegócio”, afirma Vera Barão, editora do Conexão Agro.
Os destaques da primeira edição do Conexão Agro na UEL FM são o crescimento da pirataria de sementes no Brasil e o potencial da produção de lulo, uma fruta colombiana que está gerando lucro e curiosidade na região de Londrina.
Revista Meio-Dia
A Revista Meio-Dia ocupa o horário do UEL FM Notícia, que marcou a programação jornalística da emissora por mais de 10 anos. Estão em pauta da revista radiofônica, notícias da UEL, educação, cultura, economia e entretenimento. “Tínhamos um formato tradicional de rádio jornal, mas queríamos uma abordagem mais leve, mesmo que tratando de assuntos importantes. Passamos a ter uma variedade de temas, que não são necessariamente factuais, em um formato mais contemporâneo e dinâmico. Estamos sentindo uma boa vibração nesse produto porque está sendo possível produzir em consonância com a nossa estrutura”, explica o diretor de programação da rádio UEL FM, Jersey Gogel.
De acordo com o diretor, a ideia é que os ouvintes ouçam o programa como se tivessem folheando as páginas de uma revista impressa de múltiplos assuntos. O novo programa traz uma diversidade de temas interessantes e atuais, explorando a psicologia e os mitos, as artes (música, cinema, literatura), o turismo, a gastronomia, o agronegócio e a inteligência financeira. As colunas serão apresentadas por especialistas, que irão traduzir o que sabem de maneira clara para instigar o ouvinte.
“Gostamos muito de ter conteúdos especializados e este programa foi idealizado para trazer a comunidade para dentro da UEL, através da rádio. A maioria das colunas que estão entrando veio da comunidade externa. O nosso objetivo é nos aproximarmos da comunidade não só fornecendo conteúdo, mas abrindo os microfones para ela”, finaliza Gogel.
A Revista Meio-Dia foi idealizada por Jersey Gogel, com apoio do diretor superintendente, Edyr Pedro. Na produção diária e apresentação, estão as jornalistas Eliete Vanzo e Valéria Giani. Elias Vergennes é o produtor da roupagem, com novas vinhetas. Os estagiários do curso de Jornalismo Victor Assis, Lívia Seneda e Giovanna Bueno colaboram na produção.