sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Agronegócio

Herdeira de propriedade é destaque na produção de grãos

A perda do pai, Sernai, vítima de um acidente aéreo ocorrido em março daquele ano, no intervalo entre a colheita de soja e a semeadura do milho de inverno, deixou a propriedade de 100 alqueires em Primeiro de Maio (PR), cidade onde a família reside, nas mãos de Flávia Giansante e de sua mãe Maria Madalena. O único irmão dela, Sernai Filho, também havia falecido, seis anos antes, em outro acidente de avião.

“Eu nunca imaginei que um dia viria a ser produtora rural”, afirmou Flávia, na tarde quarta-feira (20) à equipe do Rally Cocamar de Produtividade, que a visitou em Primeiro de Maio, a 70 km de Londrina.

Orientação – Hoje aos 32 anos, mãe de Rafaela, de 7, ela é a única mulher a gerir uma propriedade rural em sua região, onde são produzidos soja e milho. E, apesar das dificuldades no início, em especial a falta de conhecimento na área, Flávia encontrou em seus funcionários o respaldo que precisava para a execução dos serviços. Ao mesmo tempo, a Cocamar se prontificou a prestar-lhe toda a orientação técnica para conduzir os negócios. Maria Madalena prefere ficar em casa, na retaguarda, de onde acompanha tudo e participa das decisões com a filha.

Enfrentar desafios – Já com um histórico de cinco safras de milho de inverno e quatro de soja, Flávia vai se saindo bem e o peso da responsabilidade sobre os seus ombros, parece estar mais leve. Ela fala com desenvoltura sobre a atividade e diz estar sendo gratificante enfrentar o desafio de ser uma produtora. Quando ela assumiu a linha de frente dos negócios, produtores mais tradicionais chegaram a não acreditar no seu sucesso, pelo fato de uma mulher muito jovem e sem vivência na atividade, ainda mais quando, fugindo ao padrão regional, se propôs a investir em modernas tecnologias de produção. Flávia enfrentou preconceitos, não se deixou abater e a resposta é que ela já é, atualmente, uma referência regional pelos resultados que tem obtido e por adotar práticas sustentáveis. “Alguns produtores ficam incomodados ao saberem que estou produzindo mais do que eles”, observa.

O Rally Cocamar de Produtividade tem o patrocínio da Ford Center, Spraytec e Basf, o apoio institucional das empresas Agrosafra, Estratégia Ambiental, Sancor Seguros, Sicredi, Cocamar TRR e Texaco Lubrificantes, e o apoio técnico da Unicampo, Aprosoja/PR e Cesb.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário