sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Agronegócio

Soja, o grão com potencial de agregar valor

Na cadeia produtiva de grãos, a soja, assim como a do milho, sempre tem valor a agregar aos produtores, que se dedicam à cultura. Matéria-prima de diversos produtos, como óleo comestível e farelo, recentemente, a Cocamar desenvolveu mais uma destinação, o biofluid – um óleo próprio para transformadores.

Ao completar 56, a cooperativa está desenvolvendo estudos para a aplicação da soja, como “petróleo verde”, um dos mais promissores. A expectativa é obter o poliol, um derivado do óleo de soja que apresenta em sua versão vegetal várias vantagens em relação ao similar, obtido da indústria petroquímica, sendo emprego em forma de espuma nos segmentos automotivo, refrigeração, colchões, estofados, entre outros.

Mudança – O poliol é uma matéria-prima renovável e ambientalmente correta: a partir do óleo de soja, gera menos resíduos ao ser produzido e a quantidade de energia necessária no seu processo de conversão é menor. Segundo especialistas, esse tipo de poliol pode provocar uma mudança positivamente radical na indústria de construção civil, tratamento de efluentes, tintas, cosméticos, equipamentos esportivos e muito mais.

Pioneirismo – A soja fez da Cocamar uma cooperativa de vanguarda no Brasil. Em 1971, a organização construiu, em Maringá (PR), o primeiro armazém graneleiro com fundo em “V”, do Paraná, que impulsionou o cultivo regional da oleaginosa. E, em 1979, a Cocamar foi a primeira cooperativa do Brasil a implantar um parque industrial para processar a soja entregue pelos cooperados e, com isso, agregar valor à produção.

 

Polímeros – Já com outra commodity, o milho, a Cocamar analisa a possibilidade de evoluir para a produção de polímeros à base do cereal, que são uma alternativa ao bisfenol A, substituindo-o na fabricação de embalagens plásticas de alimentos, entre outros itens.

 

Segundo a cooperativa, esse novo polímero é importante tanto pelo fato de ser proveniente de insumos da biomassa, como também por substituir o bisfenol, que está sendo banido de muitos países, inclusive o Brasil.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 209 - Paraná terá maior complexo de biodiesel do mundo a base de óleo de soja
09/10/2024

Grupo Potencial,  do Paraná, vai investir R$ 600 milhões para se tornar líder mundial na produção de biodiesel em planta única. Podcast Conexão Agro na UEL FM destaca também investimento de R$ 5 bilhões da indústria cervejeira no estado, nos últimos cinco anos.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário