sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Agronegócio

Renovação do Convênio 100 foi comemorada na abertura da ExpoLondrina

Poucos eventos do Brasil conseguiram chegar a sua 59ª edição, reunindo informações técnicas de alto nível, ambiente para negócios nas áreas de implementos, máquinas e animais, e ainda oferecendo lazer para a população com tanto sucesso.”  A afirmação foi feita pelo presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Antonio Sampaio,  compartilhada pelas autoridades presentes na abertura oficial da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – ExpoLondrina 2019, na tarde desta sexta-feira, dia 5 de abril, no Recinto Milton Alcover.

O evento contou com a participação do vice-governador Darci Piana, que  iniciou seu discurso anunciando o resultado da reunião realizada pelo Confaz, para renovação do Convênio 100, benefício que reduz ou isenta a base de cálculo do ICMS nas operações de vendas de insumos e produtos agrícolas. Pouco antes do anúncio de Piana, o deputado federal Pedro Lupion, da bancada ruralista,  havia demonstrado preocupação em seu discurso com a possibilidade do convênio não ser mantido nos moldes atuais. Lupion destacou que a não prorrogação do convenio significaria um aumento de custo de 15% na produção agrícola. “Acabamos de receber a informação de que o convênio foi prorrogado”, afirmou Piana.

Ele elogiou a ExpoLondrina e citou que para ser competitivo, o agronegócio precisa estabelecer um preço diferencial  para aqueles que trabalham e produzem melhor. “Para resolver este problema,  precisamos ter um governo ativo que faz relações comerciais com mais países para abrir espaço”, enfatizou Piana.

O secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Norberto Ortigara, ressaltou que o governo trabalha na construção de soluções para a  agricultura, principalmente na questão do solo e água. Ele salientou ainda que Governo do Paraná deve anunciar, neste mês de abril, um grande programa de incentivo ao uso de água na agricultura paranaense, com redução de custo para quem investe no setor.

O prefeito Marcelo Belinati destacou a importância da feira para o agronegócio e para a cidade, lembrando que o evento gera mais de 8 mil empregos diretos e indiretos. “É uma das maiores feiras que gera emprego e renda”.

O deputado estadual Tercílio Turini também ressaltou a importância da ExpoLondrina para a cidade e região. “Movimenta a cidade e região, porque aqui acaba virando a capital do agronegócio. A expectativa não é grande só de quem vem para acompanhar as novidades do agro, participar dos eventos, mas da população em geral”, afirmou Turini.

A solenidade contou com a participação de diversas autoridades, entre políticos e representantes de entidades e instituições.  Também presentes ao evento, o secretário Estadual de Desenvolvimento, João Carlos Ortega, e o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça. Entre os deputados federais estavam Filipe Barros, Aroldo Martins, Luiza Canziani, Pedro Lupion e Boca Aberta. Também participaram os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Boca Aberta Junior, Soldado Adriano José, Tercílio Turini, Thiago Amaral, Cobra Repórter e Alexandre Amaro, entre outras autoridades, como vereadores e representantes do 33º. Batalhão de Infantaria Motorizado, de Cascavel e o 30º Batalhão de Infantaria Motorizado, de Apucarana.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário