sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Clima Tempo

Maior geada do ano será generalizada sobre o Sul do Brasil

A maior onda de frio de 2019 chega ao Brasil neste final de semana com pico no dia 6. A geada irá se formar de maneira generalizada no Sul do Brasil, atingindo Curitiba e o norte do Paraná, e em áreas do Centro Oeste e do Sudeste. O frio chega também no sul de São Paulo, centro-sul de Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais, deixando em alerta o produtor de café.

No sul do Paraná a temperatura chegará a 2 graus negativos e no norte do Estado será de zero grau no sábado e 1 grau no domingo, de acordo com a pesquisadora da área de meteorologia do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Heverly  Morais.

Há grande possibilidade de danos para a agricultura, especialmente para os campos de cevada e trigo, que se encontram em fase de florescimento em algumas regiões. Além disso, algumas regiões do Paraná encontram-se com 25% das lavouras de milho safrinha ainda em estágio de florescimento.
De acordo com Heverly Morais, o milho safrinha, que está atrasado e na fase de florescimento e enchimento de grão, certamente terá perdas. O trigo mais adiantado, que está na fase de florescimento e espigamento, também deverá sofrer com o frio.

Os produtores de café, segundo a pesquisadora, que têm plantio de até 2 anos, devem proteger com chegamento de terra no caule da planta, pois esta fase é bastante sensível.
O consumidor de hortaliças deverá preparar o bolso, a pesquisadora prevê uma perda grande para as hortaliças, o que provavelmente farão os preços subir no mercado já na próxima semana.

CUIDADOS

Heverly Morais lembra que o produtor que tomou alguns cuidados pode ter menos prejuízos. Segundo ela, um cuidado preventivo importante é respeitar o zoneamento agrícola. Semear e plantar a cultura adaptada para determinada região e no momento certo, também ajuda a evitar danos e prejuízos com temperaturas baixas, geadas e pouca chuva, características comuns no inverno.

“No caso de culturas perenes, recém-plantadas como café, recomenda-se o enterrio das mudas em café de até 6 meses de idade e chegamento de terra junto ao tronco em cafeeiros de 6 meses a 2 anos”, explica Heverly.
Frutíferas tropicais recém-plantadas como abacate e outras podem ser protegidas com sacos de papel grosso (saco de adubo). “Quando possível, devem ser colocadas coberturas plásticas sobre as hortaliças (o máximo de camadas possível) e acionar a irrigação (tipo vaporização) durante toda a noite de frio intenso para proteção). Viveiros devem ser aquecidos com álcool, aquecedores elétricos, evitando produtos que gerem muito fumaça, por ser, muitas vezes, tóxica e poluente”, complementa.

CARACTERÍSTICAS DO INVERNO
No Paraná, historicamente, os meses de inverno são os que apresentam menores índices de chuvas. As chuvas ocorrem principalmente devido às entradas das frentes frias, as quais geralmente apresentam deslocamentos rápidos e, por vezes provocam chuvas moderadas a fortes de curtas durações. Quanto às temperaturas, no inverno ocorrem os menores valores associados às entradas das massas polares advindas do extremo sul continental após a passagem da frente fria. As massas de ar frio que se deslocam pelo Paraná trazem estabilidade atmosférica. “Esta estabilidade provoca baixos teores de umidade no ar, ausência de nuvens e geadas frequentes, principalmente nas regiões Sul e Sudoeste do Estado. Outro fenômeno comum na estação é a ocorrência de nevoeiros”, afirma a pesquisadora.

Hoje já foram registradas temperaturas negativas no Rio Grande do Sul (-0,8°C em Quaraí) e mais ar gelado vai chegar ao país até amanhã, se espalhando até o Sudeste e o Centro Oeste nos próximos dias. O pico desta onda de frio no Sul será no dia 6.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário