sábado, 21 de setembro de 2024

Agronegócio

Em defesa do Iapar, Sociedade Rural do Paraná prepara manifesto para Governo do Estado

Em defesa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), a Sociedade Rural do Paraná (SRP), com sede em Londrina, prepara uma manifesto para enviar ao Governo do Paraná contra as mudanças no Instituto. A proposta do governo quer juntar Iapar,  Emater,  Centro de Referência em Agroecologia (CPRA) e Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), num único órgão, denominado  Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.

A segunda etapa da reforma administrativa nos quatro órgãos, iniciada recentemente pelo Governo do Paraná, tem como foco a junção e reestruturação de autarquias com uma economia prevista de R$ 16 milhões anuais com a redução de cargos e de estrutura.

A Sociedade Rural do Paraná não concorda com a fusão e vai sugerir a manutenção da independência do Iapar.  “Do jeito que o governo está conduzindo, o Iapar desaparecerá. Não concordamos, o Iapar é patrimônio do Paraná, precisa ser preservado, e desempenhou um importante papel para a agricultura do Paraná”, declarou o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antonio Sampaio.

Segundo ele, o Iapar teve papel nos avanços tecnológicos, desenvolvendo o Sistema de Plantio Direto com rotação de culturas anuais e adubos verdes. Ainda foi responsável pelo melhoramento genético vegetal.

No melhoramento genético animal uma nova raça bovina, a raça Purunã, foi desenvolvida proporcionando a melhoria da qualidade do rebanho no estado. São consideradas áreas de excelência, o manejo e a conservação de solos e água; os recursos genéticos e a criação de variedades; os sistemas de produção sustentáveis; o controle biológico, a bioativação de solos e o manejo integrado de pragas, doenças e nematóides.

Para o futuro, o Iapar já trabalha com o desenvolvimento de tecnologias digitais; com a certificação de propriedades e nanotecnologias.

Fonte: Rádio Paiquerê

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário