sábado, 21 de setembro de 2024

Destaques

Produtoras rurais discutem sucessão familiar na propriedade 

O 6º Encontro das Mulheres do Agro traz a Londrina o economista e administrador Francisco Vila para proferir palestra sobre o tema “Sucessão familiar: preparando gerações para a nova era do campo”.  

O palestrante convidado desta edição é formado em economia e em gestão de projetos na Alemanha e em administração nos EUA. Durante 15 anos, Vila foi professor em cursos de pós-graduação em Portugal e na Alemanha. Atualmente, como consultor internacional de governos, empresas, bancos e instituições multilaterais em diversos países, é pesquisador de modelos de gestão para a pecuária brasileira. Também é consultor de sucessão familiar, palestrante, comentarista e conselheiro do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (COSAG/FIESP) e da Câmara Setorial da Carne do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), entre outras instituições e empresas. 

Êxodo e tecnologia 

A discussão do tema vem ganhando cada vez mais importância, principalmente por causa da migração dos descendentes (filhos e netos) para a área urbana em busca de educação formal ou emprego. Esse êxodo tem diminuído gradualmente o número de moradores da área rural, que somam 36% da população brasileira. Os dados são do Censo Agropecuário 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Por outro lado, o crescente uso de tecnologias nos processos produtivos, a gestão da informação e até mesmo o aumento da demanda por mão de obra especializada têm despertado nos filhos dos produtores uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. 

Presença feminina 

O Encontro Mulheres do Agro é hoje um dos mais importantes fóruns de discussões de questões que englobam não só a presença feminina no campo, mas também temas técnicos e essenciais para o agronegócio brasileiro. Tem reunindo produtoras de dezenas de cidades e três estados. 

Com cada vez mais espaço no agronegócio, as mulheres já respondem por pelo menos 30% dos cargos de gestão em empresas do setor, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.  

O estudo apontou que a participação da mulher no mercado de trabalho do agronegócio cresceu consistentemente entre 2004 e 2015, passando de 24,11% para 27,97%. Já o número de homens atuando no setor diminuiu 11,6%. 

Sabe-se que 73% das mulheres do agronegócio atuam “dentro da porteira”, que inclui produção, como plantio, manejo, colheita, beneficiamento, manutenção de máquinas, armazenamento dos insumos, descarte de embalagens de agrotóxicos e mão de obra. Deste total, 58% das mulheres são proprietárias ou sócias das propriedades, representando algo em torno de 4,5 % do PIB, o que indica a existência de grandes fortunas administradas e geridas por mulheres.   

Outra informação importante é que 34% das mulheres do agronegócio já possuíam famílias atuando nesse segmento. Na prática, isso significa que cerca de 2,2% do PIB é gerido por herdeiras, que em sua maioria não tiveram a oportunidade de se preparar para administrar a fortuna familiar.  

Rebeca Lins, diretora administrativa da Belagrícola e criadora do Encontro das Mulheres do Agro, afirma que o número de participantes tem aumentado a cada edição e que os temas explorados também partem de sugestões das produtoras. “Chegamos ao 6º Encontro com mais produtoras que querem participar do evento e temas atuais que, via de regra, são sugeridos por elas mesmas. A crescente presença feminina no Agronegócio é um fato incontestável. Por isso, a Belagrícola encara como prioridade o relacionamento com esse público através de eventos técnicos e networking”.  

SERVIÇO 

6°Encontro das Mulheres do Agro 

Data12 de setembro – 13h30 

LocalBelagrícola Londrina (Rua João Huss, 74) 

Vagasexclusivo para clientes da Belagrícola, mas oferece uma pequena quantidade de vagas destinada ao público externo  

Inscrições e informações: Fernanda Dourado, pelo telefone (43) 99923-3192 

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário