quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Tecnologia e Inovação

Smart Agro: uma usina de ideias e soluções para o agronegócio

Um dos centros brasileiros de hackathons, eventos que reúnem empreendedores de tecnologia e inovação, Londrina (PR) é pioneira, no País,  na realização de encontros com todos os atores do agronegócio, como as cooperativas de crédito e produção; instituições de pesquisas, Embrapa, Iapar, Emater; grandes empresas, entre outros.  É o Smart Agro, que acontece de 13 a 15 de abril, durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina 2018). Uma oportunidade para quem quer empreender em soluções que estão transformando o mundo agro.

O Smart Agro impulsionou a criação do ecossistema agtech londrinense, o SRP Valley, que tem à frente a Sociedade Rural do Paraná (SPR), entidade de grande liderança nacional no setor.

Além de mentores para orientar as startups por meio da SPR Valley, o ecossistema conta com a aceleradora GO SRP Agritech e ainda o fundo Smart Valley Investment, que oferece aporte de recursos para novos empreendimentos. São investidos cerca de R$ 100 mil a R$ 150 mil reais por startup.

“O sistema de inovação em Londrina está interessante porque incentivamos e conseguimos oferecer recursos para essas startups continuarem. Os empreendedores têm ideias e precisam de um fundo inicial para fazerem hardwares e se desenvolverem. São grupos de três, quatro, cinco integrantes  que, por exemplo, se um deles se preocupa em largar do emprego para tocar o projeto, surge a necessidade de recursos”, afirma um dos coordenadores do Smart Agro, George Hiraiwa, acrescentado que, entre as startups que participaram da primeira edição, em 2016, e que não contaram com o potencial do ecossistema,   já tem cases encubados no espaço Pulse, no chamado Vale do Silício Agtech brasileiro, em Piracicaba (SP).

Hiraiwa destaca que, atualmente, estão sendo aceleradas na Go Smart Agritech seis startups na área de piscicultura, rastreabilidade de galões de defensivos, biotecnologia, que ajuda  a diminuir a ferrugem da soja, e outra na área de pecuária leiteira.

“A edição 2018 da Smart Agro irá focar na produtividade, no ganho, principalmente na área de grãos. Estamos levando outras necessidades do mercado para que  também surjam outras ideias e soluções para o agronegócio”, ressalta Hiraiwa.

Serviço:

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas pelo site da exposição até 7 de abril  no endereço:  www.expolondrina.com.br/hackathon.

 

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário