O melhor da genética e da tecnologia será um dos destaques da área pecuária do 32º Show Rural Coopavel, evento do agronegócio, que acontece de 3 a 7 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Paraná. O número de 30 expositores é recorde com a participação de 420 animais de 15 raças.
Um espaço está sendo especialmente preparado para a exposição de tecnologias, que tornam a atividade leiteira mais fácil e com melhores resultados.
Um pavilhão conhecido por salão tecnológico será ocupado pelo cross-ventilation, técnica de conforto animal. Os animais em confinamento contarão com temperatura agradável constante e cuidados necessários para redução de estresse, aumentando a produção e a qualidade do leite.
O coordenador da área pecuária, o zootecnista Rozimbo Júnior Magro, ressalta que o salão contará com robôs que tornam o cotidiano das leitarias mais fácil e ágil. Entre as tecnologias, um alimentador automático para bezerras, outro que atua na ordenha e ainda recolhe e refaz a mistura do trato no cocho.
Os visitantes poderão conhecer balança de pesagem que usa sensores para acompanhar a saúde dos animais e entender o funcionamento de uma cerca elétrica monitorada por GPS.
Novidades – A área pecuária do Show Rural Coopavel precisou se adaptar ao processo de mudança de status sanitário do Paraná de livre com vacinação para área livre de aftosa sem vacinação. Ao contrário de anos anteriores e devido à fiscalização em pontos de fronteira, agora apenas animais criados no estado podem ser inscritos.
O novo pavilhão, que abriga touros para venda, tem área de 2.711 metros quadrados, com 50 baias. A capacidade é para 150 touros, animais destinados à venda. “E a comercialização ocorre diretamente entre criador e comprador, sem intermediários e o pagamento de comissões”, ressalta Rozimbo. Na edição do ano passado, 97 touros foram vendidos, número que superou a expectativa.
As raças confirmadas para este ano na área pecuária do Show Rural Coopavel são Charolês, Braford, Hereford, Caracu, Brangus, Angus, Holandês, Jersey, Simental, Pardo-Suíço, Nelore, Brahman, Tabapuã, Purunã e Canchin.
Legenda: O novo pavilhão tem área construída de 2.711 metros quadrados