quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Agronegócio

20 startups são selecionadas para o “Desafio Covid-19: soluções digitais para o agronegócio”

tecnologia agronegócio

Nos últimos quatro meses, os impactos da pandemia do novo coronavírus começaram
a estabelecer novas formas de relacionamento no mundo todo. No Brasil, estes efeitos
passaram a ser vivenciados mais especificamente, a partir do mês de março, quando
medidas de distanciamento social foram implementadas em estados e municípios.

Diante deste cenário e também ciente de que o agronegócio precisa manter suas
atividades para garantir o abastecimento e o acesso da população aos alimentos, a
Bayer, em parceria com Sicredi, Orbia e o AgTech Garage, lançou, em 31 de março, o
“Desafio Covid-19: soluções digitais para o agronegócio “. A iniciativa foi criada com o
objetivo de promover a difusão e a adoção de soluções confiáveis e de alto impacto
desenvolvidas por startups para produtores rurais.

A partir de agora, as soluções de 20 empresas selecionadas já estão disponíveis
na plataforma Orbia para acesso gratuito. As ferramentas funcionarão desta forma
facilitada para os produtores rurais de todo Brasil, pelos próximos dois meses,
auxiliando-os durante o período de isolamento social ocasionado pela Covid-19.

Uma das selecionadas- a Bart Digital – nasceu em Londrina. As parceiras
escolhidas pela Bayer, Orbia, Sicredi e AgTech Garage oferecerão gratuitamente
seus serviços aos produtores rurais, pelo período de dois meses. A ideia é
ajudar a cadeia agrícola a enfrentar os desafios que surgiram em decorrência da
pandemia

Conheça as startups selecionadas

Agrare – empresa especializada em solução de gestão agrícola e pecuária permitindo
ao produtor ter melhor rentabilidade do negócio, com informações que ajudarão na
melhor tomada de decisão.

AgriConnected – ajuda aos pequenos e médios produtores agrícolas no
gerenciamento das atividades no campo e na otimização da frota de máquinas e
implementos agrícolas com o uso de inteligência artificial, informações de cultivo e
geolocalização. Tornando mais eficiente todo o planejamento e a utilização do
maquinário, levando a uma diminuição considerável dos custos de operação e melhora
na qualidade do produto final.

AgriQ – startup especializada em emissão de receituário agronômico de maneira
digital.

Agromove – através de um software, a empresa utiliza diversos parâmetros para
indicar tendências do mercado e sinalizar aos produtores os melhores momentos para
comprar e vender boi gordo, bezerro, soja e milho.

Atomic Agro – oferece uma ferramenta de digitalização do processo de escolha de
insumos, gestão da safra como planejamento e acompanhamento do manejo, e uma
rede colaborativa com mais de 6.000 produtores usando o aplicativo.

Bart Digital – empresa que apresenta uma solução online para realização de
operações de barter. Auxilia nos processos de financiamento agrícola, em especial
aqueles relativos à emissão de recebíveis e garantias. Além de facilitar a busca de
informações necessárias à avaliação das garantias, realiza conexão de parceiros de
negócios e monitoramento das operações.

Brain Agriculture – ferramenta de automação na busca documental, evitando a
necessidade de procurar órgãos públicos, escritórios de contabilidade e jurídico,
levando agilidade e segurança para as demandas do dia a dia.

E-ctare – plataforma para a liquidação de safra. A empresa oferece a antecipação de
recebíveis e crédito com base na safra depositada em armazéns credenciados. O
produtor com acesso ao aplicativo pode vender, pagar e receber à distância, sem
qualquer contato com compradores da sua safra e vendedores de máquinas,
equipamentos e insumos agrícolas.

Elysios – por meio de um software agrícola, a empresa oferece soluções de gestão de
propriedade, integração de produtores e controle de cultivos. Focada na gestão e na
rastreabilidade para produtores de frutas, legumes e verduras.

Farm B ox – a agtech faz a gestão operacional das fazendas com o auxílio de uma
ferramenta, com a qual é possível controlar a operação desde a janela de plantio, as
ameaças das lavouras (pragas, doenças, plantas daninhas, clima, atrasos
operacionais), estoques, colheita, além de melhorar a comunicação entre as equipes.

Fito app – especializada na emissão de documentos eletrônicos com validade legal
para o agronegócio, em especial emissão de receituário agronômico por meio de
dispositivos móveis com assinatura eletrônica ou digital.

JetBov – startup que trabalha com um software de gestão que permite o controle
zootécnico para pecuária de corte e gestão da atividade garantindo maior rentabilidade
ao produtor rural.

Luckro – empresa que desenvolveu uma ferramenta que trabalha com fotos
certificadas, permitindo a troca de imagens entre compradores e vendedores
facilitando rastreabilidade e transações de compra e venda de forma remota.

MyFarm – oferece uma solução de gestão agrícola permitindo ao produtor ter melhor
rentabilidade do negócio, com informações que serão insumos para a melhor tomada
de decisão. Além de cumprir as obrigações legais do negócio, como controle de notas
fiscais, por exemplo.

Nutrir – a plataforma permite ao produtor familiar vender online seus produtos em
grandes centros urbanos. O produtor vende e negocia diretamente com o cliente como
indústrias, distribuidoras, mercados, mercearias, restaurantes e serviços de delivery,
através da plataforma online.

Sensix – especializada no monitoramento de plantação através de drones e satélite
permitindo a comparação entre safras, o acompanhamento do desenvolvimento da
cultura e criação de estratégias de aumento de rentabilidade.

Smart Granja – oferece um software de gestão zootécnica que auxilia o avicultor de
corte a maximizar o resultado dos lotes, sem depender da visita da equipe técnica
para saber se a evolução está como o esperado.

Sumá – plataforma digital que possibilita aos agricultores venderem a produção
diretamente ao cliente final, como hotéis, restaurantes e cozinhas industriais, que
desejam comprar alimento fresco. Além disso, oferece cursos de formação para os
pequenos e médios produtores.

Timbeter – empresa especializada em medições digitais e controle online de estoques
e inventários de madeiras através de fotos.

Trucker – automatiza o processo de cotação e contratação dos fretes. O produtor
indica na plataforma sua necessidade de frete e as transportadoras cadastradas
disponibilizam seus serviços permitindo ao produtor escolher aquela que é mais viável
para a execução.

Saiba mais sobre o “Desafio Covid-19: soluções digitais para o agronegócio”

O “Desafio Covid-19: soluções digitais para o agronegócio” é uma iniciativa criada pela
Bayer, Sicredi, Orbia e o AgTech Garage, que reúne startups interessadas em
oferecer, de maneira gratuita, soluções digitais para empoderar o produtor rural e

contribuir para a produção e distribuição de alimentos para a população, assegurando
o abastecimento e o fortalecimento da economia.

“A evolução do novo coronavírus no Brasil é uma preocupação também para o
mercado agrícola, pois a Covid-19 impactou não apenas a área da saúde, ele tem
afetado diversos setores da sociedade. Para minimizar os efeitos da pandemia,
medidas restritivas de circulação foram adotadas na maioria dos Estados, de maneira
que estas estratégias de isolamento social mudaram o nosso estilo de viver, de
trabalhar, de consumir, de se locomover, enfim, mudou tudo”, explica o responsável
pela iniciativa, Dirceu Ferreira Junior, diretor do Centro de Expertise em Agricultura
Tropical da Bayer Brasil.

Para Cesar Bochi, diretor de administração do Sicredi, a iniciativa é fundamental neste
momento em que a sociedade brasileira, como um todo, necessita de ações
colaborativas. “Nossa presença fixa no AgTech Garage tem como objetivo justamente
identificar oportunidades de apoiar nossos associados ligados ao agronegócio com o
fomento de soluções inovadoras que auxiliem no seu dia a dia, e o engajamento no
‘Desafio Covid19’ tem total sinergia com esse propósito. Temos uma forte ligação com
o meio rural, o qual tem um papel fundamental na nossa sociedade, e onde atuamos
majoritariamente por pequenos e médio agricultores, que precisam de todo o apoio
possível para a continuidade da sua atividade neste momento desafiador”, explica
Bochi.

A iniciativa visa contribuir para a manutenção da produção, permitindo que os
agricultores continuem a garantir o abastecimento e o acesso da população aos
alimentos. “A Orbia é especializada em fazer a conexão entre os agricultores e uma
rede de fornecedores, a fim de facilitar seus processos, fazer negócios e gerar valor”,
reforça o CEO da joint-venture, Ivan Moreno.

De acordo com José Tomé, CEO do AgTech Garage, um dos principais hubs de
inovação do agronegócio brasileiro, “a inovação aberta, através das startups, já é
realidade no agronegócio brasileiro, principalmente pelo potencial inovador e agilidade
que essas empresas nascentes de tecnologia proporcionam para o mercado. Essas
são características essenciais para o momento que vivemos. Estamos otimistas com
essa ação, para conectar de forma massiva os produtores com as startups e minimizar
os impactos do coronavírus no agronegócio”, conclui o executivo.

As soluções das startups já estão disponíveis na plataforma Orbia. Para saber mais,
acesse: https://www.orbia.ag/Products/46039/desafio-covid-19.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento
dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de
gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os
quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em
22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300
produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

Sobre o AgTech Garage

O AgTech Garage é um dos principais hubs de inovação do Agronegócio a nível
mundial. Em parceria com empresas líderes nos seus segmentos, é protagonista de
uma nova dinâmica da inovação no Agro: aberta, em rede, colaborativa e ágil. As
iniciativas do AgTech Garage promovem a conexão entre grandes empresas, startups,
produtores, investidores, academia, entre outros atores do ecossistema de inovação e
empreendedorismo do Agro, para desenvolver soluções tecnológicas que aumentem a
sustentabilidade e competitividade do agronegócio brasileiro. Para conhecer mais,
acesse: https://www.agtechgarage.com/

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e
nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar pessoas
apoiando-as para superar os maiores desafios apresentados pelo crescimento e
envelhecimento populacional. Além disso, a companhia visa criar valor por meio da
inovação e crescimento. A Bayer é comprometida com os princípios do
desenvolvimento sustentável e a marca Bayer representa confiança, credibilidade e
qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2019, com cerca de 104 mil
colaboradores, obteve vendas de € 43.5 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2,9
bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 5,3 bilhões. Para
mais informações, acesse https://www.bayer.com.br.

Sobre a Orbia

A Orbia é a plataforma de tudo e para todos do agronegócio. Queremos que os
produtores, vendedores e distribuidores encontrem aqui as oportunidades para
prosperarem ainda mais. Por isso, oferecemos um modelo de negócios inovador,
inclusivo e disruptivo que acompanha toda a jornada da produção e conecta o
agricultor a uma rede para facilitar seus processos: a compra de insumos via
marketplace, a troca de pontos e resgate de benefícios e, por fim, a venda de
produção e acesso ao crédito. Tudo de maneira fácil, transparente e segura. Para
mais informações, acesse https://www.orbia.ag.

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