quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Notícias

Seguro agrícola garante indenização por condições climáticas adversas

 

A janela para o plantio da soja abre somente em setembro, mas desde o fim de março, produtores rurais associados à Sicredi União PR/SP já podem adquirir seguro agrícola, que garante indenizações em casos de perdas de produtividade em razão de condições climáticas desfavoráveis. É o caso de secas, chuvas excessivas, granizo, geada, ventos fortes, altas e baixas temperaturas. “Chamamos essa modalidade de seguro multirriscos, porque contempla todas as condições adversas relacionadas à produtividade de uma lavoura. Nesse caso, é possível, por exemplo, que o produtor tenha determinada quantidade de sacas de soja garantidas por hectare, mesmo que tenha produzido menos devido a danos causados por riscos climáticos cobertos na apólice” explica a assessora de agronegócios Celeide França.

Segundo Celeide, a melhor época para a contratação do seguro agrícola depende da cultura, mas o ideal é no momento do planejamento, antes do plantio. “Antes de plantar, o produtor precisa definir os insumos, as tecnologias que vai usar, se vai precisar de crédito e também escolher o seguro mais adequado para o seu perfil, que atenda sua expectativa e seja compatível com o mercado”, diz.

A novidade para este ano é que os produtores que contratarem seguro agrícola até 30 de junho serão beneficiados com uma parceria entre o Sistema Sicredi e a seguradora Fairfax Brasil, que vai garantir a subvenção federal desde que o produtor se enquadre nos critérios definidos pelo governo federal. “Isso quer dizer que mesmo que se esgotem os recursos disponíveis pelo governo federal, quando o produtor fizer a consulta junto ao Ministério da Agricultura, a seguradora garante o valor da subvenção”, explica.

Além do seguro agrícola, a Sicredi União oferece o seguro rural, que segura o patrimônio do produtor, seja maquinário, equipamentos, barracões ou ‘porteira fechada’, que inclui tudo o que está dentro da propriedade. A cooperativa oferece também seguros de vida, residenciais e de automóveis. “O objetivo do seguro é transferir riscos e manter a saúde financeira do produtor, afinal, condições climáticas, acidentes e outros imprevistos não estão no controle de ninguém, então estar segurado é uma garantia de que as atividades no campo vão continuar”, diz.

Cresol

A Cresol, cooperativa agrícola, conta com  os seguros  Granizo e o Multirrisco Rural, que são bastante procurados pelo produtor rural. O seguro contra danos do granizo, atende às seguintes culturas de grãos e oleaginosas: algodão, arroz, aveia, canola, centeio, cevada, feijão, girassol, milho, milho safrinha, soja, sorgo, trigo e triticale. E também olerícolas como abobrinha, alface, alho, batata, berinjela, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, couve-flor, pepino, pimentão, repolho, tomate (envarado e rasteiro) e vagem; bem como frutas: abacaxi, ameixa, abacate, atemoia, banana, caqui, cítrus, cherimólia, figo, goiaba, graviola, lichia, maçã, melancia, morango, nectarina, pera, uva de mesa, uva de vinho, pêssego e pinha.
Já o Multirrisco Rural foi desenvolvido para atender as necessidades do produtor rural e das empresas envolvidas nas atividades rurais. Este seguro oferece ampla cobertura ao setor agropecuário e em diversas etapas da cadeia produtiva: produção agrícola, criação animal, armazenamento de insumos e mercadorias, beneficiamento, processamentos de produtos agropecuários, além das dependências instaladas na propriedade. Também protege bens cobertos: construções e suas benfeitorias, máquinas e equipamentos fixos, insumos, produtos in natura, semi processados ou processados.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

tratamento de sementes na indústria CBSementes Conexão Agro
Coluna 205 - Adoção do tratamento de sementes na indústria demonstra um mercado em expansão

Levantamento realizado em 2022/2023 mostrou que atualmente 36,3% das sementes comercializadas no país adotam o famoso TSI (Tratamento de Sementes na Indústria). Confira reportagem com pesquisador da Embrapa Soja, no podcast “Conexão Agro”.

<a href="

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário