quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Agronegócio

CNA propõe ações para minimizar impactos do coronavírus na economia

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), juntamente com as Federações de Agricultura e Pecuária dos estados, Conselho do Agro e Frente Parlamentar da Agropecuária, apresentou ao governo federal um plano com ações emergenciais e estruturantes para reduzir os efeitos da pandemia do coronavírus sobre a economia.
Um dos setores mais afetados pela crise é o sucroenergético, mas ainda são aguardadas  medidas para o segmento. Já as exportações de frutas frescas tiveram queda de 15% em receita cambial, no primeiro quadrimestre de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.
O Dia das Mães garantiu um fôlego para o setor de flores. Mesmo com quedas de 55% no faturamento e 70% no volume comercializado em relação ao mesmo período do ano passado, as vendas cresceram na comparação com as primeiras semanas de isolamento, muitas delas por delivery e drive thru.
Na aquicultura, a CNA, durante encontro do setor de pescados com o ministro da Economia Paulo Guedes, defendeu a necessidade de maior acesso ao crédito e a inclusão da safra como garantia dos financiamentos dos aquicultores.
Medidas para o setor
Além do presidente da CNA, João Martins, participaram do encontro a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o presidente do Instituto Pensar Agro, Alexandre Schenkel, e presidentes das Federações estaduais e das entidades do Conselho do Agro.
Na agenda de ações emergenciais está a necessidade de prorrogações de financiamentos e crédito novo aos produtores rurais, visto que as medidas já anunciadas pelo governo precisam de ajustes para que se efetivem, de fato, em favor do setor.
Como ações estruturantes destacam-se a redução da taxa de juros do crédito rural via redução do “spread bancário”, medidas para reduzir a burocracia e o custo de observância do crédito rural, o combate à venda casada e o aumento do funding de financiamento para a agropecuária.
Também foram entregues ao governo as propostas da CNA para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2020/2021. O documento elenca 10 propostas prioritárias para a política agrícola para a próxima safra. O setor espera que, se implementadas, contribuirão para facilitar o acesso ao crédito e melhorar o ambiente de negócios para o produtor rural.
Ainda, em concordância com uma solicitação da CNA, o Conselho Monetário Nacional (CMN) publicou a Resolução 4816/2020, autorizando que as renegociações de operações de crédito de custeio para produtores enquadrados no Pronaf e de operações de investimento contratadas com recurso do BNDES, previstas na Resolução nº 4.802/2020, sejam realizadas utilizando a fonte original de recursos, com equalização da taxa de juros, permitindo que a mesma taxa de juros seja garantida ao produtor nas prorrogações.
Setor Sucroenergético
O setor está sendo um dos mais prejudicados pela atual crise e as medidas de apoio solicitadas ao governo ainda não saíram.
O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e o Ministério da Economia têm avaliado a disponibilização de recursos para uma linha de estocagem de etanol, uma das principais demandas do setor.
Enquanto isso, a iniciativa privada tem apostado na comunicação positiva com a sociedade para estimular o consumo de etanol no país em detrimento de outros combustíveis.
Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

tratamento de sementes na indústria CBSementes Conexão Agro
Coluna 205 - Adoção do tratamento de sementes na indústria demonstra um mercado em expansão

Levantamento realizado em 2022/2023 mostrou que atualmente 36,3% das sementes comercializadas no país adotam o famoso TSI (Tratamento de Sementes na Indústria). Confira reportagem com pesquisador da Embrapa Soja, no podcast “Conexão Agro”.

<a href="

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário