quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Clima Tempo

Outono traz preocupação com milho safrinha

O milho safrinha é uma das culturas que  pode ser prejudicado com a chegada do outono e possíveis ocorrências de geadas. A previsão é de que a estação seja normal, com a redução do volume de chuvas, comum para a época. Porém, requer atenção do produtor rural para tomar as medidas de protecção da produção nos dias mais frios.

A meteorologista do Simepar, Angela Beatriz da Costa,  explica que por ser uma estação de transição, o outono começa com dias mais quentes e, aos poucos, a temperatura deve cair.

A preocupação maior é o com milho  safrinha , que atrasou o plantio por causa do atraso na colheita de soja, provocado pelo excesso de chuvas do início  do ano. Podem ocorrer geadas que coincidam com a fase de floração e frutificação do milho.

“Geadas nessa fase prejudicam a cultura de milho. Já o trigo se desenvolve bem com temperaturas baixas. Cuidado ainda com as hortaliças, que são sensíveis ao frio. Se houver alerta de geada é importante o produtor proteger a produção, assim como os cafezais que tiverem mudas novas”, orienta Angela, lembrando que em maio começa o Alerta Geada.

A meteorologista destaca que os efeitos do La Niña estão diminuindo. O fenômeno natural, oposto ao El Niño, consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical, Central e Oriental. Sua ocorrência provoca uma série de mudanças significativas nos padrões de preciptação significativas nos padrões de precipitação e temperatura ao redor da Terra.

Angela explica que, com a perda de La Niña, teremos uma diminuição  de chuvas em todo o Paraná.

Na Região Norte, em cidades como Londrina, a expectativa é de chover 136 milímetros no mês de março, sendo que já choveu, até esta quarta-feira (21), 132 milímetros.

“As chuvas podem ficar um pouco acima da média em Londrina, mas dentro da normalidade. Na regiões Central e Sul, as precipitações  também estarão dentro do normal. No Oeste e Sudoeste, a previsão é de chuvas um pouco acima da média”, afirma Angela.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário