domingo, 22 de setembro de 2024

Agronegócio

Manejo e uso de insumos corretos podem garantir maior produtividade

Brachiaria ruziziensis

O solo é um dos principais ativos do produtor rural que, com manejo e controle corretos de insumos, alcança mais produtividade e rentabilidade. Não existe segredo, mas gestão na busca por mais eficiência.

O gerenciamento eficiente da propriedade rural inclui enfrentar variáveis como as mudanças climáticas, ocorrências de pregas e preços de mercado. Os impactos na produção podem ser minimizados com a adoção correta de insumos.

O engenheiro agrônomo, Homero de Assumpção Fernandes Silva, sócio-fundador da Sementes Germibras, empresa que há 18 anos atua no mercado, destaca que o produtor deve ter a garantia de que os insumos são de boa procedência e que obedeçam aos controles de qualidade para a implantação de uma boa cobertura de solo.

A Brachiaria ruziziensis é uma das espécies mais utilizadas no sistema de plantio direto e em consórcio com outras culturas, principalmente pela dessecação e baixo potencial competitivo com o milho.

Homero Assumpção
Diretor da Sementes Germibras, Homero de Assumpção Fernandes Silva, na área de produção de sementes de Brachiaria ruziziensis, no Mato Grosso do Sul

Assumpção ressalta que é uma forrageira de fácil manejo e pode ser decisiva para aumentar a produção.

A forrageira exige medidas de manejo adequado no sistema de plantio direto, como a escolha entre consórcio com milho ou sobressemeadura com soja.

Ao ser consorciada com milho, o produtor pode optar por dois tempos de plantio com a semeadura do grão ou na época de adubação da cobertura do cereal.

O período correto para sobressemeadura da soja é na fase do amadurecimento, no final do ciclo da cultura, quando está amarelada.

As brachiarias também são as mais importantes para alimentação e aproveitamento do gado, podendo o produtor produzir carne ao fazer essa consorciação lavoura-pecuária, otimizando assim, a sua propriedade.

“Plantando a ruziziensis, o produtor terá alta produção de massa, enraizamento profundo, promovendo reciclagem de nutrientes. Tem baixo  custo para eliminar o herbicida para, posteriormente, vir com o plantio direto da soja; podendo também ser plantada no meio da lavoura do milho”, orienta Assumpção.

O diretor da Sementes Germibras compara a decisão pelo uso da forrageira a um investimento, que o produtor faz e também como um manejo importante para minimizar os impactos do clima.

“É uma poupança que você faz na terra. Aumenta a matéria orgânica. Caso tenha uma seca, um veranico, a palhada serve como contenção de umidade, protegendo a planta, dando uma maior produtividade. A ruziziensis também recicla os nutrientes, melhora estruturação física e química do solo. Protege o solo da incidência dos raios solares. Isso tudo serve como uma poupança ao aumentar a produtividade”, afirma Assumpção.

Para um manejo eficiente, o diretor da Sementes Germibras orienta também o uso correto de adubos foliares.

Esses produtos fornecem nutrientes necessários, que não estão disponíveis naturalmente, para garantir melhor desenvolvimento da planta.

“Nós temos uma linha de produtos para a agricultura e, como  carro-chefe são três produtos: o Ativatti, Germibac e Soloattive, que podem ser aplicados também em sulcos de plantio, tratamento de semente e serve como proteção radicular com melhor enraizamento da planta e aumento de produtividade. O produtor utilizando terá maior  produtividade e, consequentemente, aumento de lucratividade”, destaca Assumpção, acrescentando a importância do produtor rural buscar sempre a recomendação técnica de um engenheiro agrônomo.

A Sementes Germibras é uma empresa com sede em Pirapozinho (SP) com laboratório próprio de análise, atuando  nacional e internacionalmente.

 

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário