quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Agricultura Familiar

Controle biológico em frutas e hortaliças é ferramenta para reduzir ou zerar resíduos

A produção de frutas, legumes e verduras (FLV) é uma atividade extremamente importante para a agricultura brasileira, responsável por cerca de 13 milhões de empregos diretos e indiretos. Entre as hortaliças, o cultivo é altamente diversificado sendo a agricultura familiar responsável por mais da metade do que é produzido. Já nas frutas, o Brasil tem grande destaque estabelecido como terceiro maior produtor mundial, com cerca de 45 milhões de toneladas ao ano. Segundo a Embrapa, deste total 65% são consumidas internamente e 35% são destinadas ao mercado externo.

Para atender as demandas e especificações principalmente da exportação – que melhor remunera, mas que ao mesmo tempo é mais exigente – é preciso entregar um produto impecável no sabor e aparência, com especial atenção ao LMR (limite máximo de resíduos), ponto de atenção para todos os agricultores, cada vez mais demandado pelos supermercados e consumidores. A missão não é nada fácil, afinal é necessário um controle efetivo de pragas e doenças, além de manejo nutricional eficiente nas propriedades, sem deixar resíduos nos produtos.

Para ajudar os produtores nesse árduo objetivo, uma das ferramentas mais eficientes para reduzir ou zerar os resíduos é o uso de biológicos e naturais. De acordo com Cassiano Forner, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em fitopatologia e pesquisador da Biotrop, empresa que desenvolve soluções biológicas e naturais para a agricultura, este manejo consiste na utilização de organismos capazes de manter a sanidade das lavouras e proteger as culturas em FLV de patógenos (doenças), nematoides ou insetos que podem lhes causar danos.

Ainda segundo o especialista, o controle biológico hoje é uma ferramenta extremamente importante, pois nesse tipo de produção é muito alta a incidência de doença e pragas. “Temos presenciado excelentes resultados de produtividade e rentabilidade com o uso de biológico em FLV. Além disso, os nossos produtos não geram riscos aos humanos, às plantas e nem ao meio ambiente”, diz Forner.

Soluções eficientes

O controle biológico apresenta-se como uma excelente ferramenta aos agricultores principalmente por sua utilização não deixar resíduos nos alimentos, com destaque aos consumidos in natura.

Hoje como soluções ao mercado, a Biotrop oferece uma gama de ferramentas para auxiliar os agricultores. De acordo com Fábio Scudeler, gerente de inovação e tecnologia da empresa, hoje há disponível aos produtores de FLV diversos produtos.  “São  produto  capazes de aumentar a eficiência da nutrição vegetal, reequilibrar a biologia do solo e assim elevar a produtividade das culturas. Tem ainda como diferencial promover a biodisponibilização de nutrientes”, destaca.

“Temos um portfólio bastante interessante e em breve teremos muito mais novidades, pois há muitas soluções aguardando registros junto ao Mapa”, informa Scudeler.

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário