domingo, 22 de setembro de 2024

Agronegócio

Coopavel assina parceria com Pioneer para produção de sementes de soja

A Coopavel e a Pioneer, duas referências do agronegócio brasileiro, acabam de assinar uma parceria histórica para a produção conjunta de sementes de soja. A confirmação do acordo aconteceu em recente encontro de diretores das duas empresas, em Pato Branco, onde está a Sementes Guerra, que foi adquirida pela Coopavel no ano passado.

Segundo o gerente da Unidade de Beneficiamento de Sementes da Coopavel, Anderson Granville, já havia o interesse da norte-americana, que atua no Brasil há cinco décadas, em multiplicar a produção de sementes e a Coopavel conquistou as condições necessárias para participar do projeto ao adquirir uma estrutura moderna em Pato Branco.

Duas cultivares

Em uma primeira fase serão produzidas duas cultivares precoces. Uma delas mais adaptada à realidade de solo e clima do Oeste e outra obedecendo esses mesmos critérios em relação ao Sudoeste. O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli informa que essa junção de forças e interesses traz grandes possibilidades, tanto em novos lançamentos de cultivares quanto de transferência de tecnologias. “As três (Pioneer, Coopavel e Sementes Guerra) têm expertise na produção de sementes e vão oportunizar aos agricultores a condição de também serem produtores de sementes, uma vez que o melhor dessa tecnologia vai ser levada ao campo e elevará ainda mais a produtividade de safras futuras”, diz Grolli. A Pioneer surgiu em 1913 em Iowa, nos Estados Unidos, e é referência mundial em melhoramento de sementes de soja e milho.

O gerente de Distrito de Vendas da Pioneer, Sérgio Watanabe, lembrou que há uma história de quase 40 anos de parceria entre a empresa e a Coopavel. “Sentimo-nos muito honrados em ter sido convidados a dar continuidade e aumentar ainda mais a importância desse trabalho conjunto a partir da produção e multiplicação de sementes”. Na avaliação dele, quem mais ganha com a parceria são os produtores rurais que terão à disposição sementes voltadas a ganhos expressivos em produtividade.

Estrutura otimizada

A Coopavel otimiza a sua estrutura, que é ampla e dotada de tecnologia sofisticada, e incrementa negócios em uma área em expansão da cooperativa no Sudoeste, destaca o vice-presidente Jeomar Trivilin. Ele reforça ainda que se trata de uma parceria com uma empresa idônea e tradicional. “Essa integração merece ser ressaltada, porque o objetivo é o mesmo: levar o melhor ao campo de olho em resultados mais expressivos”, diz o gerente de Filiais do Oeste Altair Garcia. Um dos aspectos mais determinantes dessa junção de forças e conhecimentos é a possibilidade de aumentar o portfólio de sementes, gerando novas oportunidades ao agricultor, pontua o gerente de Filiais do Sudoeste, Adelar Goehl.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário