Docilidade, marcha cômoda, macia, progressiva e elegante, são características marcantes do Cavalo Mangalarga. Genuinamente brasileira, esta raça está entre as maiores criações de equinos do país. Para comprovar a qualidade genética e a força do Mangalarga, 100 criatórios de todo o Brasil participaram da primeira etapa da 19ª Exposição Brasileira do Mangalarga, em São Pedro (SP). O evento, que teve entrada gratuita, foi um sucesso!
A exposição ocorreu de 31/05 a 04/06, no Haras NSG, e bateu recorde de inscrições. Mais de 250 animais disputaram os títulos de campeão em três modalidades. Eduardo Rabinovich, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), celebrou o sucesso do evento. “Tivemos uma importante adesão, que resultou em um grande evento, com animais de todo o país. Esse é o Cavalo de Sela Brasileiro”, comemorou.
Julgamentos na Brasileira
De acordo com Rodrigo Novais, presidente do Núcleo Mangalarga do Oeste Paulista e organizador da exposição, “primeiro é julgada a Morfologia, em que se avalia as características da raça, depois é analisada a dinâmica, que seria a Marcha e a Função do cavalo”. Segundo Rodrigo Berti, presidente do Núcleo de Amparo e também organizador do evento, os julgamentos são realizados com o intuito de promover o melhoramento genético da raça.
Segunda Etapa da Brasileira
Rabinovich contou o que espera para a próxima etapa da exposição. “Com o recorde de inscrições na etapa de São Pedro, queremos levar ainda mais expositores para Brasília (DF)”. A Segunda etapa da 19ª Exposição Brasileira ocorrerá no Country Club, de 29/06 a 01/07, com a organização da ‘Cultura Equestre’ e do ‘Núcleo Mangalarga de Goiás’. As inscrições podem ser feitas pelo telefone da ABCCRM: (11) 3677-9866 (segunda a sexta, das 9 às 18h).
Saiba mais sobre os eventos da Raça Mangalarga: www.cavalomangalarga.com.br