domingo, 16 de junho de 2024

Destaques

Aberta a votação para o 2º Prêmio Produtor Rural 4.0; conheça os finalistas

tecnologia agronegócio
Tags: agrobit, AgroBit Brasil, agroinovações, inovação

O Agrobit Brasil 2022 está com a votação popular aberta para a segunda edição do Prêmio Produtor Rural 4.0, premiação que reconhece produtores rurais que utilizam inovação e tecnologia em seus processos, serviços ou produtos que contribuem de forma efetiva na melhora dos resultados. A votação é aberta ao público em geral e deve ser feita neste link https://www.agrobitbrasil.com.br/produtor até o dia 31 de outubro.

Concorrem ao prêmio os produtores Karl Milla, Egon Milla e Robert Milla (Condomínio Milla), Bruno Reinhofer, Robert Reinhofer, Eduardo Reinhofer e Hilde Reinhofer (Grupo Reinhofer), Carla Sanches Rossato (Fazenda Bom Jesus), Maurício e Eduardo (Sementes Aurora), Edson Zanin (Fazenda Paredão), Leôncio Paiva Ariosi (Fazenda Alto Alegre) e Edson Carlos Garcia (Fazenda São Manoel).

A escolha dos finalistas foi baseada em critérios de sustentabilidade, produtividade, inovação e tecnologia, geração de valor, rastreabilidade e parcerias para promoção de ambiente de inovação.
Os três mais votados serão os vencedores da premiação, que será anunciada no encerramento do AgroBIT Brasil 2022. Evento acontece nos dias 8 e 9 de novembro, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina (PR), sede da Sociedade Rural do Paraná (SRP).

A iniciativa do Agrobit Brasil busca identificar processos, serviços ou produtos que contribuam de forma efetiva no aumento da produtividade e redução de custos de produção no campo. Por meio do reconhecimento da contribuição destes produtores rurais, a proposta da premiação é fortalecer a rede de inovação e tecnologia no agronegócio e promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental, além de multiplicar os resultados alcançados.

Conheça os finalistas

– Karl Milla, Egon Milla e Robert Milla (Condomínio Milla)
Condomínio Milla é conduzido por Karl, Egon e Robert, filhos de Ernest Milla, imigrante austríaco, falecido em 2021, por complicações do Covid-19. Ernest foi um dos pioneiros no sistema de cultivo de Plantio Direto na região de Guarapuava, na década de 1960. Além do Plantio Direto, fazem parte da rotina do manejo sustentável a rotação de cultura e a cobertura do solo nas áreas do Condomínio. Em junho de 2021, uma das propriedades rurais do grupo familiar, a Fazenda Fundo Grande, no Pinhão (PR), foi Campeã Nacional e Sul, do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja, produzindo 129,16 sacas/hectare da cultura.

– Bruno Reinhofer, Robert Reinhofer, Eduardo Reinhofer e Hilde Reinhofer (Grupo Reinhofer) 
O Grupo Reinhofer está inserido no âmbito do agronegócio brasileiro desde a década de 1950, com uma história que é exemplo de tradição e sustentabilidade. O diferencial do grupo se destaca na introdução da tecnologia em máquinas e equipamentos (todas as operações rastreadas), reduzindo o desperdício de semente e adubo, além de otimizar as operações em eficiência. No manejo também há o uso cada vez maior de produtos biológicos em substituição aos insumos químicos. No tocante da gestão de pessoas, destaca-se a forte profissionalização de seus colaboradores. O grupo realiza mais de 30 cursos ao ano, nas diversas áreas, e alguns até com as esposas inseridas no processo.

– Carla Sanches Rossato (Fazenda Bom Jesus)
A produtora Carla do Grupo Rossato e Filhas é agricultora de grãos (soja e milho) na região do Norte do Paraná (Santa Mariana e Sertaneja). Ela é uma parceira da GDM-DONMARIO em relação a sempre estar testando em primeira mão as cultivares lançamento da DONMARIO e as ferramentas tecnológicas da GDM. Uma produtora que tem como espírito a inovação, ou seja, sempre abrindo a ‘’porteira’’ da fazenda para tudo que é novo e auxilia a maximizar sua produtividade. Na última safra (21/22), a produtora testou em primeira mão a “Semeadura em taxa variável” e a “Combinação de Genética em um mesmo talhão” e em todas obteve bons resultados. Em uma das fazendas, a Bom Jesus, em que foi utilizado o sistema de Semeadura e Adubação em taxa variável, GPS nas máquinas agrícolas e Zonas de Manejo, o resultado foi um ganho de 319 kg/ha (+19%) com taxa variável na zona de alta fertilidade.

– Maurício e Eduardo (Sementes Aurora)
A Sementes Aurora atua na produção e comercialização de sementes de soja, aveia, trigo e milho, na cidade de Cruz Alta (RS). A empresa familiar, inserida no agronegócio há mais de 50 anos, tem como base sólida, a experiência e evolução transmitida por gerações. Os quatro irmãos investem constantemente em equipamentos de última geração, com o objetivo de proporcionar alto índice de qualidade a seus produtos. A agricultura conservacionista é base do grupo, que através da união de tecnologia, preservam, restauram, e até recuperam os recursos naturais por meio do manejo integrado do solo, da água e da biodiversidade. A rotação de culturas, associação de plantas, incluindo as de cobertura, também é prática desenvolvida nas lavouras do grupo, que utiliza de tecnologias de agricultura de precisão e agricultura digital para obter grandes resultados.

– Edson Zanin (Fazenda Paredão) 
Edson Zanin sempre buscou a inovação e alta produtividade nos seus 45 anos de experiencia como empresário rural. Apostar no manejo sustentável, adoção de plantio direto e conservação do solo, foram suas estratégias nas décadas de 1970 e 1980. Mas, ele também investiu na agricultura 4.0, buscando material de última geração, como plantadeiras a vácuo, adubação de taxa variável, construção e criação de perfil de solo, pulverizadores mais eficientes e tudo isso associado a softwares de última geração, como Field View e projeto pró-carbono. Zanin sempre buscou maquinários mais eficientes e seguros e investiu na capacitação do ser humano. Assim dobrou sua produtividade nos últimos anos, através de uma agricultura regenerativa e sustentável, trazendo mais alimentos saudáveis para a população.

– Leôncio Paiva Ariosi (Fazenda Alto Alegre) 
De família de agricultores, Leôncio Paiva Ariosi sempre teve contato com o agro. Após oito anos de ter se formado em Engenharia de Telecomunicações e Direito, Leôncio voltou para trabalhar na fazenda do seu pai e cuidar das lavouras. E desde que retornou vem tentando aplicar no agro o que aprendeu nas faculdades. A propriedade familiar hoje dispõe de vários recursos de Tecnologia e Inovação, como Sensor de Colheita AgLeader e Inteleview 4; Controle Hidráulico de Plantadeira na taxa no adubo, semente e inoculante de sulco, no mesmo monitor, ISO e FieldIQ; Piloto Automático Center Point no XCN 1050 e Nav900; Calcareadeira com Taxa Variável Trimble; Drone Parrot Disco-AG com Sequoia multiespectral para mapeamento de área com imagens de variação de vegetação; Mapeamento por satélite com imagens de variação de vegetação; e Análise de Solo estratificado, separado por zonas de manejo do mapa de produção combinado com imagens satélite.

– Edson Carlos Garcia (Fazenda São Manoel)
A atividade Rural da família Garcia, liderada pelos produtores Edson Carlos Garcia, Almir de Almeida Garcia e Marcos Antônio Garcia se dividem entre grãos (soja e milho), café, gado de corte e suinocultura, que já vem desde o avô, passando aos pais até chegar aos três irmãos. Vendo uma grande oportunidade de dar mais sustentabilidade a sua atividade de suinocultura e produzir energia limpa, que também alimenta energeticamente seu pequeno silo de grãos, o produtor investiu na construção de um biodigestor que utiliza os dejetos dos suínos para produzir energia elétrica. O objetivo é gerar energia limpa e sustentável por meio da coleta e queima de gases oriundos do processo de fermentação anaeróbica e ainda viabilizar o aproveitamento de biofertilizantes na propriedade reduzindo os resíduos poluentes dos dejetos animais.

SERVIÇO
Evento: 5º AgroBIT Brasil 2022
Data: 8 e 9 de novembro de 2022
Local: Parque de Exposições Governador Ney Braga – Londrina (PR)
Inscrições: https://www.agrobitbrasil.com.br/

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário