quarta-feira, 19 de junho de 2024

Eventos

Estão abertas as inscrições para o 1º Fórum Soja Baixo Carbono

soja
Tags: Baixo Carbono, embrapa, evento, fórum

A Embrapa Soja e as empresas que apoiam do Programa Soja Baixo Carbono (Bayer, Bunge, Cargill, Coamo, Cocamar, GDM, UPL) realizarão no dia 11 de abril, a partir das 8h30, o 1 º Fórum Soja Baixo Carbono, no Parque de Exposição Ney Braga, durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – Pavilhão Smart Agro, para debater o panorama mundial e a conjuntura brasileira no contexto da agricultura de baixo carbono. As inscrições são gratuitas.

“Estamos em consonância com as demandas mundiais de redução das emissões de gases de efeito estufa em cadeias e produtos”, declara Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja. “Neste sentido, entendo ser preciso um esforço de inovação setorial para estimular a mitigação, o sequestro de carbono e captura e estocagem de carbono no processo produtivo de soja. Nossa proposta é reconhecer os produtores rurais brasileiros que já vem utilizando as tecnologias sustentáveis, assim como ampliar a adoção de sistemas pautados pela sustentabilidade”, defende Nepomuceno.

O evento irá reunir aproximadamente 150 lideranças do agronegócio para promover intercâmbio de informações e discussões que colaborem com a sustentabilidade nos processos produtivos. Para abordar as oportunidades, as perspectivas e as tendências de produção no âmbito da agricultura de baixo carbono, o Fórum contará com a palestra de Fabiana Villa, diretora do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e Indicações Geográficas, do Mapa.

A programação técnica estará composta também da palestra sobre os desafios de certificação de sustentabilidade no Programa Soja Baixo Carbono, tema a ser abordado pelo pesquisador Henrique Debiasi, da Embrapa Soja. O pesquisador irá descrever como vem sendo construído o processo de inovação que engloba a certificação da soja produzida em sistemas sustentáveis no Brasil.

Outro destaque da programação do Fórum Soja Baixo Carbono será o Talk show com a participação de sete representantes da cadeia produtiva da soja: Bayer, Bunge, Cargill, cooperativa Coamo, cooperativa Cocamar, GDM e UPL. A proposta é que os participantes compartilhem como vem sendo sua participação na construção do protocolo de boas práticas agrícolas brasileiro e ainda de que forma o Programa Soja Baixo Carbono poderá contribuir com os avanços de todos os elos da cadeia produtiva da soja.

PROGRAMAÇÃO

8h15 – Recepção
8h30 – Abertura
9h – Palestra Abertura
– Oportunidades, perspectivas e tendências para uma Agricultura de Baixo Carbono – Fabiana Villa, MAPA

10h – Apresentação
– Programa Soja Baixo Carbono: desafios técnicos e a jornada de inovação em certificação de sustentabilidade – Henrique Debiasi, EMBRAPA SOJA

10h30 – Intervalo

10h45 TALK SHOW
“Sustentabilidade, inovação setorial e estratégia de negócio nas cadeias de valor: a visão das empresas sobre o Programa Soja Baixo Carbono”
. Embrapa: Alexandre Nepomuceno, chefe geral da Embrapa Soja
. Bayer: Fabio Passos, Diretor de Carbono para a América Latina
. Bunge: Pamela Moreira, Gerente de Sustentabilidade América do Sul
. Cargill: Letícia Kawanami, Diretora para Sustentabilidade para Latam
. Coamo: Aquiles Dias, Diretor de Suprimentos e Assistência Técnica
. Cocamar: Renato Watanabe, Gerente Executivo
. GDM: Tiago Gonçalves, gerente global de novos negócios
. UPL: Rogerio Melo, gerente de carbono e sustentabilidade
Moderação: Giovani Ferreira, jornalista e diretor de conteúdo do Canal Rural.
12h30 – encerramento

SERVIÇO

Evento: 1° Fórum Soja Baixo Carbono
Data: 11 de abril de 2023
Horário: 8h15 às 12h30
Local: Pavilhão Smart Agro – ExpoLondrina 2023
Informações: [email protected] / (43) 3371-6068
Inscrições gratuitas: até o dia 9 de abril, neste link por AQUI.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 197 - IAT conclui adequações na regulamentação da suinocultura
19/06/2024

Coluna Conexão Agro na UEL FM destaca a proposta de adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná preparada pelo IAT e o novo Plano Safra, que será anunciado na próxima semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário