quinta-feira, 13 de junho de 2024

Café

ABIC apresenta propostas da indústria de café ao Congresso Nacional

Tags: agroindustria, agronegócio, café

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) acompanhou no Congresso Nacional, em Brasília, o lançamento da agenda legislativa organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento reuniu diversos deputados federais e senadores, além de representantes de entidades do segmento.

A ABIC participou do processo de construção das propostas, que reúnem 139 projetos de lei de interesse do setor industrial, dando ênfase à sustentabilidade, à reindustrialização, à retomada de empregos e à atração de investimentos. Pavel Cardoso, presidente da ABIC, destacou a importância do engajamento da indústria cafeeira com o Poder Legislativo: “É assim que teremos a oportunidade de defender os interesses do segmento, sempre visando transformações positivas para o ambiente de negócios e, também, para a superação dos obstáculos do chamado ‘custo Brasil’”.

Das propostas definidas, doze ao total, Celírio Inácio, Diretor Executivo da Associação, reforçou a discussão sobre a Reforma Tributária: “Somos contrários a qualquer medida que resulte em aumento de impostos para a nossa indústria de café. Pela relevância no país, a agroindústria não pode ser onerada”. A ABIC irá monitorar, junto à CNI, os principais temas de impacto para o setor cafeeiro.

ABIC participa de lançamento da Frente Parlamentar do Café

A data também foi marcada pelo lançamento da Frente Parlamentar do Café, realizada na Câmara dos Deputados e com a presença de autoridades e representantes de todos os elos da cadeia cafeeira.

O grupo parlamentar reúne mais de 200 deputados federais de todo o país e irá trabalhar com pautas relativas ao setor, como o fundo de defesa da economia cafeeira (FUNCAFÉ), pesquisas relacionadas à cultura do café e sobre investimento no segmento. A Frente multipartidária é liderada pelos deputados federais Emidinho Madeira (PL/MG), Evair de Melo (PL/ES), Diego Andrade (PSD/MG) e Odair Cunha (PT/MG).

Na ocasião, Cardoso discursou para os presentes, e apontou o importante histórico da ABIC, que completa 50 anos em 2023, responsável por aumentar o consumo per capita e diminuir os casos de fraude no café, através de seus programas de certificação, reconhecidos mundialmente. A Associação entregou ao presidente da Frente Parlamentar uma proposta legislativa que permite o investimento em propaganda do café brasileiro, a fim de contribuir com a exportação do alimento, conforme explica Cardoso: “Fica aqui o nosso desafio para que essa Frente Parlamentar caminhe no sentido de também desenvolver o marketing do café brasileiro, que vai ajudar a indústria nacional a exportar mais, remunerará melhor o produtor e permitirá a entrega de um café melhor percebido aqui dentro do país e, também, lá fora”.

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário