sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Agronegócio

Abiove acredita que Brasil está preparado para o aumento da proporção de biodiesel

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) defendeu em audiência pública do Ministério de Minas e Energia (MME), realizada na sexta-feira passada (21), o aumento da mistura de 11% do biodiesel (B11) em 2019, com elevação gradual até 15% (B15), em 2023.

Para o gerente de economia da entidade, Daniel Furlan Amaral, o biodiesel trará benefícios para diversos setores.

“O projeto de resolução contribui de forma positiva para o crescimento e fortalecimento da cadeia produtiva do biodiesel”, comenta. Além disso, o cronograma trará segurança ao investidor do setor, o que incentivará a produção do biodiesel, agregará valor ao grão, gerará empregos e reduzirá as emissões de gases estufa”, afirma.

Vicente Pimenta, consultor técnico da Abiove, também participou da audiência pública e mostrou que, até o momento, não foi constatado nenhum problema relacionado ao biodiesel no conjunto de testes que validam misturas até 15% de biodiesel.

A Abiove apoia a proposta do MME de estabelecimento de um limite inferior de crescimento da mistura com o B11 em março de 2019 e crescimento gradual até o B15 em 2023, com um limite superior no qual pode ocorrer aumento de até 2 p.p. no mesmo ano, desde que atendidos requisitos de capacidade e preço. Contudo, na impossibilidade de aplicar, nacionalmente, o limite superior, a Abiove sugere que sejam avaliadas as condições para sua aplicação regional.

Nos dois casos, no entanto, a Abiove considera que os preços do biodiesel, relativamente aos do óleo diesel, não devem ser o critério preponderante para decisão de aumento da mistura, pois o biodiesel possui pontos favoráveis não incorporados ao preço, como a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa e a melhoria da qualidade do ar nas cidades.

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Cooperativas paranaenses se destacam em ranking nacional de empresas
Podcast 213 - Paraná tem 41 empresas entre 500 maiores do Brasil
06/11/2024

Cooperativismo é o setor que mais se destaca no cenário de negócios do Paraná. Exportação de ovos do estado cresce e apresenta melhor resultado em 27 anos. Acompanhe as notícias do agronegócio no podcast “Conexão Agro”

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário