quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Avicultura

ABPA e IPC pedem cautela com suposta descoberta de Covid-19 em carne de frango

granja de frango

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou nesta sexta-feira (21), uma nota do Conselho Internacional de Avicultura (IPC), do qual faz parte, sobre o novo coronavírus, a segurança e comércio de aves. O documento é em resposta à repercussão da suposta descoberta de fragmentos do vírus da Covid-19 em carne de frango exportada do Brasil para a China.

O documento afirma que é fundamental que os governos e setor privado trabalhem para garantir a segurança do alimento, o comércio global, o acesso do consumidor à carne de frango segura e nutritiva.

Acrescenta  que  os detalhes específicos ainda não foram divulgados sobre a descoberta do vírus da Covid-19, associada à uma asa de ave importada pela China,  mas que resultaram em informações imprecisas.

“Em primeiro lugar, até à data, não foi registado um único caso de transmissão de Covid-19, através de embalagens alimentares ou do próprio alimento. É importante especificar que a detecção de material genético pertencente ao vírus Covid-19 não é um índice de infectividade da embalagem ou produto amostrado, mas apenas que a superfície testada entrou em contato com material viral que pode não estar vivo, viável e infeccioso. Fragmentos inativos do vírus podem permanecer nas superfícies, mas esses fragmentos inativos não podem transmitir Covid-19 e a maioria dos testes não consegue diferenciar entre fragmentos de vírus inativos não infecciosos e vírus viáveis. Portanto, é necessário cautela na interpretação dos resultados do teste”, destaca a nota.
O documento cita o atual entendimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e outros organismos, ao acrescentar que o vírus não se multiplica em alimentos e não afeta as aves, podendo infectar pessoas quando está intacto e que, atualmente, não há evidências de que possa ser transmitido por alimentos ou aves.
Assegura que a indústria avícola está comprometida em garantir o nível de segurança em cada etapa do processo produtivo e de seus trabalhadores.
Na semana passada, Hong Kong vetou a importação de frango de um frigorífico brasileiro, localizado em Santa Catarina. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou que recebeu o comunicado oficial confirmando a medida.

Ainda de acordo com o ministério, a suspensão tem caráter temporário. Não foi informado, entretanto, qual será o tempo de vigência.

No dia 14, as Filipinas também anunciaram a suspensão da importação de frango brasileiro. De acordo com o Departamento de Agricultura das Filipinas, a medida é transitória, mas não foi estabelecido prazo fixo ou limite para a vigência da proibição.

Fonte: ABPA e Agência Brasil

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário