quinta-feira, 20 de junho de 2024

Destaques

Abrates vai inovar e ampliar divulgação científica em tecnologia de sementes

Tags: Abrates, divulgação Científica, inovação, tecnologia de sementes

A nova diretoria da Associação Brasileira de Tecnologias de Sementes (ABRATES), presidida pelo pesquisador da Embrapa Soja, doutor Fernando Henning, deve implementar no próximo ano as propostas de inovação voltadas à publicação de trabalhos técnicos científicos, a divulgação de resultados de pesquisas em tecnologia de sementes, a atualização tecnológica e capacitação dos profissionais da cadeia sementeira, entre outras ações.

Eleito durante o XXI Congresso Brasileiro de Sementes, um dos principais eventos da ABRATES, ocorrido em setembro, em Curitiba, Fernando Henning tomou posse recentemente, em substituição ao doutor Francisco Carlos Krzyzanowski, pesquisador da Embrapa Soja, que compõe a diretoria atual como diretor-financeiro. A diretoria tem o também pesquisador da Embrapa Soja, doutor José Barros França Neto, como vice-presidente.

“Procuramos formar uma diretoria heterogênea, preservando a essência da ABRATES e seu papel de relevância para a sociedade. A ABRATES é uma entidade que conversa com diferentes setores da cadeia de produção de sementes, sempre atenta e aberta a novos conceitos”, afirma Henning.

Dentre as metas dos novos diretores, o presidente destaca a adequação de estratégias de comunicação e divulgação de publicações. “O objetivo é fazer com que as divulgações científicas tenham maior visibilidade e sejam mais facilmente assimiladas”, entende Henning.

Olhando por este prisma, ganha reforço, nesta discussão, as ações que buscam melhorar a acessibilidade digital em termos via web, informativos e revista científica. Ele acrescenta que a divulgação científica faz com que os trabalhos dos pesquisadores estejam em diversos materiais (livros, artigos científicos, textos publicados na web etc.).

Linguagem simples

“A ideia é sempre buscar melhorar e atualizar nossos canais com o público. Hoje, com a expansão da internet ficou muito mais fácil e rápido divulgar informações científicas, porém a gente quer fazer isso com um conteúdo de fácil compreensão ao produtor de sementes e demais envolvidos nesta cadeia. Em síntese, queremos ampliar nossa forma de conversar com todos os envolvidos da cadeia de sementes”, observa Fernando Henning.

Entre as principais mudanças, o Informativo ABRATES passará por uma reformulação completa. O Informativo é uma publicação quadrimestral, destinado à publicação de trabalhos técnicos, revisões de literatura, notícias de interesse para a indústria de sementes, além de outras informações sobre a Associação.

Estão sendo reformulados os critérios para recebimento dos artigos e publicações, que estão sendo debatidos por um time novo de editores que integra a diretoria. “O objetivo é melhorar a acessibilidade da informação e novas formas de divulgação, trazendo artigos científicos em linguagem simples, direta ao público do informativo”, ressalta Henning.

O vice-presidente José Barros França Neto complementa, dizendo que a reestruturação do Informativo vai deixá-lo mais dinâmico, ágil e totalmente informatizado.

Outra novidade diz respeito ao principal evento da ABRATES, o Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), que este ano realizou sua 21ª edição. A intenção da diretoria é buscar um novo formato, novas formas de divulgação para atrair maior número de participantes.

“Já estamos pensando no local e tema do próximo Congresso, que acontecerá em 2024. Queremos atrair mais público, especialmente, mais produtores de sementes, trazer novas ideias para realização do Congresso”, afirmou Henning, lembrando que o CBSementes é referência na apresentação de resultados e tecnologia em todo o mundo. O evento é um dos maiores do setor da América Latina.

Além do Congresso, a ABRATES coordena três comitês técnicos e promove cursos de capacitação e treinamentos em parceria com universidades. “As diretorias anteriores nos deixaram uma herança fantástica em relação aos cursos, treinamentos e eventos. Queremos dar continuidade, ampliando os cursos para atender novas demandas”, afirma.

França Neto ressalta que está em análise a reformulação do Curso de Fisiologia de Sementes, que na pandemia passou a ser on-line. “Estamos avaliando como reativá-lo, se presencialmente, ou se continuará on-line. Por ser um curso teórico, talvez seja mais interessante continuar on-line, pois é mais abrangente e mais barato, mas ainda é algo em discussão”, adianta o vice-presidente.

Hoje a ABRATES tem como canais de divulgação da pesquisa o Journal of Seed Science e o Informativo ABRATES, além do ABRATES em Foco, publicações em revistas e nas mídias sociais, e ainda a edição de livros científicos.

Em campanha para novos associados

A Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes convida os interessados do setor de Ciência e Tecnologia de Sementes a se tornarem associados da entidade. Para isto, a ABRATES está em permanente campanha, oferecendo uma série de vantagens, entre elas, descontos especiais nas publicações de artigos científicos publicados no “Journal of Seed Science” (JSS), revista científica de renome internacional.

Também há descontos nas taxas de inscrição dos eventos promovidos pela ABRATES, e dos cursos de formação de analistas, de fisiologia de sementes, workshops e nos CBSementes. Em relação às publicações, são concedidos descontos especiais na primeira compra da unidade de cada título adquirido.

França Neto lembra que o site da ABRATES disponibiliza aos associados acesso gratuito à revista científica, totalmente digitalizada desde o primeiro exemplar, em 1979, até os atuais. “Todas as ações da diretoria são o divulgadas no site na página Nossas Notícias, trazendo informações atualizadas que envolvem a ciência e a tecnologia de sementes”, afirma.

“A intenção é trazer para nosso quadro de associados tanto empresas do setor, como pessoas físicas, entre elas estudantes, para os quais os preços são diferenciados para se associar”, complementa França Neto.

Mais informações: https://www.abrates.org.br/sejasocio/

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 197 - IAT conclui adequações na regulamentação da suinocultura
19/06/2024

Coluna Conexão Agro na UEL FM destaca a proposta de adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná preparada pelo IAT e o novo Plano Safra, que será anunciado na próxima semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário